OBRAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TÊM FRENTE DE TRABALHO REDUZIDA

DIMINUIÇÃO FOI DEVIDO À FALTA DE RECURSO POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL E AO PERÍODO DE CHUVA E FESTAS DE FIM DE ANO

Nos meses de dezembro e janeiro as obras de esgotamento sanitário, em São João del-Rei, terão suas frentes de trabalho reduzidas de quatro para uma. De acordo com a engenheira da prefeitura, responsável pela fiscalização da obra, Gláucia Cantelmo, a decisão foi devido a alguns fatores como a proximidade das festas de fim de ano, o período de chuva e também a redução do repasse de recursos por parte do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ainda conforme Gláucia, esse acordo já havia sido firmado desde o final do mês de julho e a intenção é que as frentes de trabalho retornem em fevereiro e com mais pessoas trabalhando. “Vamos aproveitar esse período para fazer uma revisão da reprogramação da obra para ser novamente apresentada na Caixa Econômica Federal para que a partir de fevereiro possam ser liberadas novas frentes de serviço e a retomada total da obra no centro da cidade e a continuação da construção da Estação de Tratamento de Esgoto”, explica.

A engenheira afirma também que desde o início da obra, em março de 2018, cerca de 20% do planejamento total já foi executado. “Já fizemos a instalação de redes coletoras e interceptoras nos bairros, Cohab, Tijuco, Fábricas, Matosinhos e Bela Vista”, destaca.

FALTA DE VERBA
Gláucia explica também que a falta de recursos vem da parte do Governo Federal. “Essa obra é de verba da União, a prefeitura entra apenas com uma contrapartida. Eu e a secretária municipal de Governo visitamos a diretora nacional de saneamento do Ministério e ela afirmou que não há problemas com a cidade. É apenas um problema entre os Ministérios do Desenvolvimento e da Economia. Aguardamos o repasse do Ministério da Economia para o de Desenvolvimento que, posteriormente, encaminhará para nós”, afirma.

O PROJETO
A obra faz parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, e prevê a construção de 48 mil metros de redes coletoras e interceptoras, sub-bacias e travessias sob a ferrovia, de forma que afetará quase todos os bairros da cidade.

O post OBRAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO TÊM FRENTE DE TRABALHO REDUZIDA apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar