Obras de saneamento retornam para Cohab

Esta semana as obras de saneamento básico em São João del-Rei retornaram ao Bairro Cohab. De acordo com o engenheiro da Infracom, responsável pela obra na cidade, Paulo Roberto Costa, a previsão é que a intervenção no bairro termine até o final de setembro. “Nós paramos um pouco porque estávamos reestruturando a equipe para ampliar e tornar as obras mais rápidas. Só sairemos de lá depois de tudo concluído”, pontuou.

Bairros como o Residencial Lenheiro também recebem a melhoria para o esgotamento sanitário da cidade - Foto: Danielle Reis / Divulgação

Bairros como o Residencial Lenheiro também recebem a melhoria para o esgotamento sanitário da cidade – Foto: Danielle Reis / Divulgação

Sonho antigo
O vereador Rodrigo Deusdedit da Silva (PDT), que tem acompanhado esse processo desde o princípio das negociações, disse que esse recurso só foi liberado graças a uma concentração de forças políticas. “A Dilma prometeu e não cumpriu. E só conseguimos esse recurso este ano devido a intervenção de vários políticos e, principalmente, do senador Aécio Neves. Já tinha perdido as esperanças que conseguiríamos esse dinheiro. É até chato ficar repetindo, mas não tenho como deixar de ressaltar a atuação do senador”, finaliza.
A comunicadora social da obra de esgotamento sanitário de São João, Danielle Reis, informou que o dinheiro para o início da atual obra foi liberado no dia 10 de janeiro de 2018.

Próximos passos
Ainda conforme o engenheiro responsável pela obra, nesta semana começaram as obras em outras partes da cidade. “Estamos com duas equipes e terminando de montar a terceira. Uma está no Lenheiro, uma no Bela Vista e a outra vai atuar na Cohab”, destacou.
Costa lembrou também quais serão os próximos passos. “A próxima etapa é mobilizar a estrutura para fazer as Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Não adianta fazer as obras sem ela. Com isso esperemos definitivamente parar de jogar resíduos no rio”.
A comunicadora social da obra de esgotamento sanitário, informou que nesse primeiro momento estão sendo feitas as redes coletoras nos bairros. “Também estão previstas a implantação de redes interceptoras, a construção de ETEs e da Estação Elevatória”, afirmou.
O engenheiro responsável afirma que de acordo com o contrato assinado com a prefeitura a previsão de término da obra é em fevereiro de 2021, mas a intenção é que esse prazo seja menor.

Novela
As obras de saneamento em São João são um sonho antigo. Segundo o prefeito da cidade Nivaldo José de Andrade (PSL) desde 2010 a sua administração pleiteava recursos com o Governo Federal para realização dessas obras, mas só agora eles foram obtidos
Nivaldo lembra que em agosto de 2013, há exatos cinco anos, a então presidente do Brasil Dilma Rousseff chegou a vir a São João del-Rei anunciar os recursos para a cidade em obras de esgotamento sanitário
No entanto, apesar de toda a divulgação feita por aliados locais da ex presidente em torno desse anúncio, os recursos nunca foram liberados, informa Nivaldo.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar