Outubro Rosa é tema de caminhada

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização à população sobre o câncer de mama, bem como o seu diagnóstico e a prevenção. Para alertar os moradores sobre a doença, acontece no próximo sábado, 20, a Caminhada do Outubro Rosa em São João del-Rei. A concentração será no Largo São Francisco a partir das 8h.

Caminhada, realizada todos os anos, é para conscientizar as pessoas dos meios de prevenção contra o câncer de mama - Foto: ASAPAC / Divulgação

Caminhada, realizada todos os anos, é para conscientizar as pessoas dos meios de prevenção contra o câncer de mama – Foto: ASAPAC / Divulgação

Conforme entrevista com a assistente social da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), Alessandra dos Santos, “a caminhada será acompanhada de ciclistas durante todo o percurso que se iniciará no Largo São Francisco e se encerrará na sede da nossa instituição”.

A iniciativa nacional acontece desde 1990 devido à grande quantidade de pessoas diagnosticadas com a doença. Estima-se que a cada 100 mil mulheres, aproximadamente 56,33 delas possuem riscos de terem esse tipo de câncer, para cada ano do biênio 2018-2019, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).

No município são-joanense, por exemplo, 97 pacientes com câncer de mama foram registrados na Asapac. “A predominância ainda são as mulheres com mais de 40 anos de idade. Contudo, neste ano de 2018, tivemos mais de um caso de mulheres com menos de 30 anos com a confirmação do diagnóstico. Isso faz com que nossa atenção tenha que existir em qualquer faixa etária”, afirma a assistente social.

Ministério do Trabalho
Segundo a assessoria do Ministério, trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama têm direito a determinados auxílios. “Na fase sintomática da doença, toda trabalhadora celetista poderá fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), assim como do benefício PIS/Pasep, este no valor de um salário mínimo e que poderá ser retirado em agências da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. A trabalhadora também tem direito ao auxílio-doença e, em casos mais avançados, pode requerer a aposentadoria por invalidez”, conforme nota. Se a trabalhadora necessitar de cuidados permanentes de outra pessoa, ela poderá solicitar o “Auxílio Acompanhante”, que consiste no recebimento de 25% a mais do benefício estipulado.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar