Plantação de palmeiras muda paisagem de SJDR

A prefeitura de São João del-Rei está gastando cerca de R$450 mil com a ornamentação dos canteiros e entrada da cidade. Desde o início do mês de setembro a cidade passa por mudanças estéticas na paisagem urbana. Além disso, está em trâmite outro processo licitatório que prevê a restauração da fachada da sede do Executivo.

v Colônia do Marçal é um dos bairros que recebe o plantio das mudas ornamentais. Na foto, o plantio era na Av. 31 de Março - Foto: Gazeta

 Colônia do Marçal é um dos bairros que recebe o plantio das mudas ornamentais. Na foto, o plantio era na Av. 31 de Março – Foto: Gazeta

Os moradores da cidade puderam observar nos últimos dias os trabalhos de homens e máquinas no replantio de palmeiras imperiais no centro histórico, Largo São Francisco, e a colocação de mudas de outras espécies de palmeiras em bairros da cidade como Colônia do Marçal.

Segundo o prefeito municipal Nivaldo José de Andrade (PSL), as mudanças vêm para dar um novo visual à cidade. “Estamos promovendo o plantio para que São João del-Rei fique mais bonita do que já é. Haverão mudas nas entradas da cidade”, frisa.

Foram encomendadas para o município 186 mudas ornamentais, das quais 40 são Palmeiras Imperiais. No Largo da Igreja de São Francisco de Assis foram plantadas quatro mudas em substituição das árvores antigas que haviam sido contaminadas por fungos. Outros novos pontos que passam a ter a presença de palmeiras são na Avenida Trinta e Um de Março e no entorno do Aeroporto Regional Prefeito Octávio de Almeida Neves, entrada da cidade, ambos na Colônia do Marçal.

A secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Elvira Morethson Vale, informa que a previsão é de que mais mudas serão encomendadas para ornamentar demais bairros da cidade. “Pelo contrato fechado com a empresa responsável, podemos fazer um aditivo para encomendar novas mudas. Já entramos com o pedido de 25% a mais e estamos aguardando a confirmação”.

A empresa é reponsável pela fase inicial dos plantios. Além das Palmeiras Imperiais, foram encomendas mudas de Washingtônia, Cicas, Buxinhos, Rabo de Rapos e Seafortia.

Nova fachada
Outra mudança que acontecerá na cidade e teve início no último dia 17 é o processo licitatório para uma nova pintura na fachada da sede da Prefeitura Municipal. Entretanto, a secretária de governo Adriana Rodrigues, explica que o mesmo ainda não foi encerrado. “Duas empresas manifestaram o interesse em participar da licitação, fizemos o credenciamento, mas uma delas entrou com recurso ainda dentro do prazo estipulado para a ação. Assim, os envelopes não foram abertos e uma nova data será marcada para irformarmos o resultado de qual será a empresa vencedora, assim como, o valor estipulado para a pintura”. O vencedor deverá realizar os trabalhos de acordo com que é definido pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional (Iphan) por se tratar de um prédio tombado pelo instituto.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar