PREFEITO PROPÕE PRIVATIZAÇÃO DO DAMAE AINDA ESTE ANO

Gestor também estuda viabilidade e pede apoio do ministério público e vereadores para avaliarem o processo de concessão

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Damae), em São João del-Rei, pode ser privatizado ainda esse ano. O anúncio foi feito pelo prefeito Nivaldo José de Andrade na sessão ordinária da Câmara Municipal na última terça-feira, 11 de fevereiro.

O prefeito foi convidado pela mesa diretora da Câmara para falar sobre a situação da autorquia e levantar as possíveis soluções para as frequentes reclamações dos moradores de São João com a falta de água ou a sujeira que a água está chegando em algumas casas.

O prefeito explicou durante sua fala que para resolver o problema do Damae será necessário um investimento de mais de R$800 mil. “Nós chegamos a conversar com os vereadores que pretendiamos fazer uma Parceria Público Privada, mas nenhuma empresa vai querer esse tipo de contratado com investimentos tão elevados. Por isso, estamos pensando em uma concessão de 20 ou 30 anos”, explicou.

Andrade informou ainda que ele e uma comissão esteve em Pará de Minas, cidade referência no fornecimento de água, para ver o trabalho da empresa. “É uma coisa de primeiro mundo. Tudo automatizado. Queremos trazer esse modelo para São João”, afirmou falando que no processo licitatório será colocada uma cláusula que dá garantia de permanencia dos servidores. “Esse período de transição acredito que será de quatro anos. Eles não poderão demitir ninguém e, quem não se adequar às normas da empresa vencedora, será aproveitado para o quadro da prefeitura”.

O prefeito também convidou todos os vereadores a irem até Pará de MInas. “Vou contratar uma van para que todos vocês possam ir até lá para ver como funciona. Vamos no dia 28 de fevereiro, logo após o Carnaval, às 8h. Se vocês falarem que não vai ser bom para a cidade eu não entro com o pedido de concessão. Até porque são vocês os representantes do povo e que respondem por ele”.
Nivaldo informou ainda que entrou em contato com o Ministério Público para acompanhar todo o processo. “Quero fazer tudo direitinho para que a gente consiga resolver esse problema da água na cidade”, finalizou.

RENÚNCIA
Outro assunto que gerou questionamentos na Câmara de Vereadores foi o pedido de renúncia que o vereador Jorge Hannas Salim Júnior (PDT), mais conhecido por Jorginho, entrou na secretaria da Casa na tarde de quarta-feira, 12 de fevereiro.

De acordo com o vereador a solicitação é para pleitear uma vaga de vereador para este ano na capital mineira. “Já tem uns cinco meses que eu coloquei como prioridade o projeto em outros municipios. E realizar minha candidatura em Belo Horizonte. Pela Justiça Eleitoral, tenho prazo até o dia 4 de abril para fazer essa solicitação, para que eu transfira meu domicílio eleitoral para outro município. Como tem Carnaval. No mês de março transfiro meu domicilio eleitoral e converso com alguns partidos”, justifica lembrando que já esteve em contato com alguns partidos.

O vereador lembrou também que quanto a comprovação de domícilio já está resolvido por possuir imóvel na capital. “Agora é mais a conversa entre os partidos para ver como será minha candidatura”.
Até o fechamento dessa edição na quinta-feira, 13 de fevereiro, pela manhã, o pedido de renúncia ainda não tinha sido apreciado pelo Departamento Jurídico da Câmara.

O post PREFEITO PROPÕE PRIVATIZAÇÃO DO DAMAE AINDA ESTE ANO apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: