Procura para regularizar o título de eleitor é baixa em São João del-Rei

Mais de 700 eleitores de São João del-Rei tiveram o título cancelado por não comparecerem ou justificar ausência nas três últimas eleições. Depois de quase um mês em que os dados foram divulgados pela Justiça Eleitoral, em São João del-Rei a procura ainda é pequena para efetuar a regularização. Além disso, o Cartório Eleitoral também realiza cadastros biométricos dos municípios em que abrange.

titulos devem ser regularizados em até 150 dias antes das eleições - marcello casal jr agencia brasil divulgação

Títulos devem ser regularizados em até 150 dias antes das eleições – Marcello Casal Júnior/ Agência Brasil / Divulgação

São João del-Rei possui 67.429 eleitores, destes 810 foram notificados por meio de editais para regularizarem a situação e apenas 33 refizeram o título de eleitor. No mês de maio o Tribunal Superior Eleitoral divulgou a listagem de eleitores que tiveram o título cancelado, o município aparece com 766 pessoas irregulares.

De acordo com o chefe do cartório da 328ª Zona Eleitoral, Alexandre Magno Leite, a regularização acontece na hora, entretanto a procura é pouca. “Estamos realizando também o cadastro biométrico das outras cidades que o cartório abrange e as pessoas já aproveitam para resolver algum impasse, mas observamos que, especificamente, para regularizar a situação de um título cancelado, a procura ainda é inferior que o esperado”.

Ele ainda explica as penalidades de um título cancelado são poucas, mas que pode causar prejuízos para o cidadão. “O título é cancelado se a pessoa ficou sem votar por três eleições consecutivas e, como penalidade, ela perde o comprovante de quitação eleitoral assim não consegue se matricular em uma instituição de ensino, obter empréstimos financeiros e até mesmo tirar ou renovar certos documentos como o passaporte. Além da multa de R$ 3,50 por cada turno que deixou de votar”.

CADASTRO BIOMÉTRICO
A partir das eleições municipais programadas para o ano que vem, os cinco municípios que pertencem à 328ª Zona Eleitoral devem apresentar o cadastro biométrico. Desse modo, o cartório de São João del-Rei já começou os cadastros. “Somente aqui na cidade era obrigatório o cadastro biométrico, a partir de 2020 todos os municípios que abrangemos vão ser obrigatórios também a biometria. Já estamos trabalhando no cadastro das pessoas das cidades de Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Conceição da Barra de Minas e Nazareno”, finaliza.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar