Quatro cidades das Vertentes fazem cadastramento biométrico

A 328º Zona eleitoral de São João del-Rei realiza o recadastramento biométrico nas cidades de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Conceição da Barra de Minas e Nazareno. Com prazos que variam de outubro a fevereiro de 2020, os eleitores dessas cidades devem ficar atentos para não ficarem irregulares perante a Justiça Eleitoral.
Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e são-joanense, o Desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima esteve em São João del-Rei, na última segunda-feira, 9 de setembro, acompanhado de uma comitiva técnica de servidores e de secretariado do TRE mineiro, dentre os quais, Sr. Adriano Denardi (Direitor Geral), Sr. Rogério Tavares (Coordenador de Comunicação Social), Sra. Cláudia Matozinhos (Assessora Especial da Presidência) e outros. Na oportunidade, Des. Rogério Medeiros reuniu-se com o Sr. Juiz Eleitoral, Dr. Pedro Parcekian e com o Sr. Chefe de Cartório, Alexandre Magno Leite, para verificar o balanço da biometrização na 328ª Zona Eleitoral. Des. Rogério Medeiros cumpre uma jornada de visitas por algumas cidades do interior de Minas Gerais. Democrático e com uma gestão voltada para a eficiência e a comunicação, às 12h, o presidente concedeu uma entrevista coletiva a diversos veículos de comunicação.
No período vespertino o presidente do TRE também se reuniu com prefeitos e representantes das cidades de Conceição da Barra de Minas, Nazarenos, Santa Cruz de Minas e Tiradentes, oportunidade em que expôs a dinâmica do cadastramento biométrico na região.
“Os prazos em algumas cidades já estão encerrando. Nazareno e Santa Cruz de Minas podem fazer o cadastro biométrico até o dia 10 de outubro. Conceição da Barra, 17 de dezembro; e Tiradentes terá até o dia 21 de fevereiro. É muito importante os eleitores procurarem seu cartório o mais rápido possível para evitar enfrentar filas no final do prazo”, explica o presidente, em coletiva à imprensa. O Desembargador também presidiu uma aula inaugural do curso de Direito do Uniptan, às 19h, com um tema de alta relevância jurídico-social _ “Tecnologias, Direito e Fake News”_, oportunidade em que falou para uma plateia repleta de autoridades regionais e alunos. Outro assunto abordado pelo Des. Rogério Medeiros durante a coletiva foram as fake news. “Nas últimas eleições tivemos sérios problemas com fake news. Estamos buscando, em parceria com a mídia, fazer um trabalho de conscientização da população que antes de compartilhar qualquer informação se certificar que aquela notícia é verdadeira”, explicou.
No decorrer da entrevista, quando questionado o porquê desses encontros presenciais do presidente do Tribunal com as regiões que passam pelo recadastramento biométrico, o desembargador afirmou que pretende aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão e respondeu, relembrando a música de Milton Nascimento: “a Justiça, assim como o artista, tem que estar onde o povo está”.
Quanto aos desafios da sua gestão à frente do TRE-MG, o presidente empossado em junho deste ano, além do combate a fake news, destaca a organização do tribunal para julgar crimes de caixa 2, que após decisão, em março deste ano, do Supremo Tribunal Federal passa a ser de responsabilidade da Justiça Eleitoral. “Estou criando equipes especificas em Belo Horizonte só para atender esse tipo de caso”.

Cadastramento Biométrico, Dr Rogério Medeiros – Foto: Gazeta

O RECADASTRAMENTO
Aos eleitores que forem fazer o recadastramento biométrico, o atendimento é feito na sede do cartório em São João del-Rei, na Rua Ministro Gabriel Passos, nº 255, centro, bem como no Posto de Atendimento, também localizado na Rua Ministro Gabriel Passos, nº. 340, no centro de São João del-Rei. O funcionamento semanal é de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h e também aos sábados, de 09h às 15h. O atendimento é por ordem de chegada ou agendado e o eleitor que quiser fazer o agendamento pode acessar o site www.tre-mg.jus.br ou ligar para o disque-eleitor no número 148.
O presidente do TRE também lembrou o que o povo irá ganhar quando o país estiver com 100% dos seus eleitores biometrizados. “A previsão do Tribunal Superior Eleitoral é que até 2022 todos os brasileiros sejam cadastrados na biometria. Quando isso ocorrer teremos uma eleição muito mais segura e a certeza de que foi a pessoa cadastrada na sua zona eleitoral que votou no dia. Usamos a digital para confirmar a votação e não tem como uma outra pessoa votar no lugar de alguém. Teremos uma eleição sem possibilidade de fraudes e quem ganha com isso é a democracia, é o Brasil, é o povo”, finalizou.

O post QUATRO CIDADES DA REGIÃO DAS VERTENTES FAZEM CADASTRAMENTO BIOMÉTRICO apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: