São João del-Rei sedia Congresso das APACs

Um sistema carcerário mais humanizado, esse é o principal objetivo das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (APACs). Para discutir o assunto, São João del-Rei sedia a partir da próxima quinta-feira, 13, até domingo, 16, o 8º Congresso das APACs.

Recuperandos da APAC dão os retoques finais na sede feminia da associação que será inaugurada na quinta-feira, 13 - Foto: Gazeta

Recuperandos da APAC dão os retoques finais na sede feminia da associação que será inaugurada na quinta-feira, 13 – Foto: Gazeta

O evento será no campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei e é realizado pela Fraternidade Brasileira de Assistências aos Condenados (Fbac) e, segundo o Inspetor de Metodologia da instituição, Daniel Luis da Silva, a opção por São João como sede foi devido ao trabalho que a APAC da cidade vem realizando. “Receberemos pessoas de 28 países, além de representantes de todos os estados do país. A nossa expectativa é que cerca de mil pessoas participem do evento nesses dias”, afirma.

O presidente da associação em São João, Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, afirma que a vinda do congresso para a cidade é o reconhecimento do trabalho que eles desenvolvem há 12 anos.

“Quando começamos atendíamos apenas 50 recuperandos e hoje são mais de 300. Sendo 180 na sede masculina, 50 na feminina e 100 albergados”, relata.

Fuzatto lembra ainda que mais de mil pessoas já passaram pela associação e que o índice de recuperandos que volta à criminalidade. “Quem passa por aqui pensa duas ou três vezes antes de voltar a vida de criminalidade. Cerca de 80% das pessoas que passam por aqui não retornam enquanto nos presídios esse percentual é de 20%”, ressalta.

Programação
A abertura oficial do evento acontecerá às 19h com a presenta de autoridades e uma conferência com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Hebert Carneiro. Porém, antes desse horário acontecerão várias atividades. O credenciamento iniciará às 8h, uma hora depois acontecerá a inauguração da Capela e do novo Centro de Reintegração Social da APAC Feminina da cidade. De 10h30 às 16h acontecerá duas atividades paralelas. A assembleia ordinária dos presidentes das APACs e o encontro dos juízes de Execução Penal. Às 15h, está prevista prevista uma visita à APAC Masculina e Feminina.

Ainda durante o evento acontecerão atividades como oficinas de valorização humana, tratamento de dependentes químicos e comunicação e marketing. Além das oficinas, o congresso realizará apresentações artísticas com os corais de recuperandos (as) das diversas APACs do Brasil e exibição de filmes. A programação completa e outras informações sobre o congresso podem ser acessadas no site www.fbac.org.br/index.php/pt/programacao.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: