Saúde faz Dia D contra a Dengue

Na próxima terça-feira, 21, a partir das 7h30, a Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos será marcada pelo Dia D de Combate à Dengue, em São João del-Rei. Para a data ser lembrada durante todo o dia, colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde estarão no local explicando a população sobre cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

Integrantes da secretaria de Saúde realizam dia D de Combate à Dengue, todos os anos, no dia 21 de novembro - Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Integrantes da secretaria de Saúde realizam dia D de Combate à Dengue, todos os anos, no dia 21 de novembro – Foto: Secretaria de Saúde / Divulgação

Segundo o coordenador de Endemias do município, José Ubirajara Jardim Júnior, o período de chuva aliado ao calor é muito propício para proliferação do mosquito e, por isso, há a necessidade de promover essa mobilização.

“Temos que realizar um trabalho continuo, já que mais de 90% dos focos que encontramos estão em residências”, afirma.

Ainda conforme Júnior, a preocupação é que as pessoas se acomodem sobre o assunto, já que o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) foi de 0,6% – porcentagem considerada como baixo índice. “Mesmo com esse resultado, as pessoas devem ficar atentas para manter o mosquito longe”, explica Júnior.

Na programação do Dia D haverá concentração na Praça de Matosinhos a partir de 9h e saída de carreata pela cidade logo depois, percorrendo as principais ruas da cidade. Na praça, até 12h, haverá ainda mutirão informacional com membros da Secretaria de Saúde para orientar quem quiser tirar dúvidas sobre a Dengue e seu vetor.

Gincana
O coordenador de Endemias destaca também que, recentemente, mais de 300 crianças de várias escolas da cidade participaram de uma gincana para recolher material reciclável. “A molecada conseguiu mais de 70 mil recipientes. Aqueles que arrecadaram mais foram contemplados com o prêmio de um passeio no Balneário das Águas Santas”, acrescenta.

Número de casos
José Ubirajara Jardim Júnior informou ainda à reportagem que, até a última segunda-feira, 13, a cidade tinha 14 casos de Dengue confirmados em um total de 35 notificações.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: