Saúde prorroga vacinção contra gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe das modalidades H1N1, H3N2 e Influenza B foi prorrogada pelo Ministério da Saúde em todo o país e segue até o dia 9 de junho. Tal medida foi anunciada no último dia 25 devido ao não cumprimento da meta estipulada pelo Governo Federal: vacinar 90% do público-alvo até o dia 26 de maio.

Em São João del-Rei 14,1 mil pessoas se imunizaram - Foto: Portal Brasil / Divulgação

Em São João del-Rei 14,1 mil pessoas se imunizaram – Foto: Portal Brasil / Divulgação

Em nota oficial, o Ministério da Saúde informa que, até o dia 22, pouco mais de 63% do grupo prioritário foi vacinado no Brasil. Em Minas Gerais, essa porcentagem foi de 69,75%, a maior da região Sudeste.

Já em São João del-Rei, o alcance da campanha foi de pouco mais de 50% do grupo prioritário estipulado (total abaixo das médias nacional e estadual), alcançando cerca de 14,1 mil pessoas dos 28 mil estipulados inicialmente.

Cidade
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica na cidade, Eliene Freitas, a meta de vacinação inicial em São João del-Rei era de 28 mil pessoas. Com a extensão da campanha, porém, ela foi reduzida para 20 mil.

Eliene defende, ainda, que os números insatisfatórios são incompreensíveis. “A imunização está sendo divulgada de forma ampla tanto nacional quanto localmente. Em São João há 14 salas de vacinação na área urbana, além de outras em distritos”, diz. Ao todo, ainda havia cerca de 11,5 mil doses de vacina disponíveis na cidade até a terça-feira, 30 de maio.

Público
De acordo com o Ministério da Saúde, o grupo prioritário na Campanha Nacional envolve crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, idosos, profissionais de Saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e portadores de doenças crônicas como Diabetes, Asma, Bronquite e Hipertensão. Esses grupos têm prioridade por serem considerados mais vulneráveis.

Cartão
Para ser imunizada, a pessoa que se encaixa em um dos perfis listados pelo Ministério da Saúde deve comparecer ao posto mais próximo munida do Cartão de Vacinação. No caso dos pacientes com doenças crônicas, eles precisam estar munidos, também, de um documento médico que comprove a condição.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: