Servidores de SJDR têm reajuste salarial de 6%

Os servidores municipais de São João del-Rei terão um reajuste de 6% a partir do pagamento de julho. O Projeto de Lei nº 7084, que autoriza o Executivo a conceder esse aumento, foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, pela Câmara Municipal na sessão ordinária ocorrida na última terça-feira, 16.

Vereadores votam aumento de funcionários do Legislativo e Executivo - Foto: Reproduão TV Campos de Minas / Divulgação

Vereadores votam aumento de funcionários do Legislativo e Executivo – Foto: Reproduão TV Campos de Minas / Divulgação

De acordo com o contador da Prefeitura, Antônio Fábio Resende, a folha de pagamentos dos funcionários concursados, no mês de abril, foi de mais de R$2,5 milhões. “Se fizermos o impacto desse aumento de acordo com esse valor, mensalmente, teremos R$161 mil de investimento”, explica, alertando que nesse total não estão inclusos os trabalhadores do Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Damae) e das secretarias de Educação e Saúde. Também não foram contabilizados os servidores inativos e aposentados.

A reportagem entrou em contado com o diretor do Instituto Municipal de Previdência (IMP), Alan Morethson, para checar informações sobre o impacto do reajuste aprovado para o instituto. Mas até o fechamento desta edição, ele não havia respondido aos questionamentos.

Os vereadores foram unânimes ao declarar o voto favorável, afirmando entenderem que os servidores precisariam de um aumento maior. No entanto, devido às dificuldades financeiras dos municípios no país por causa da crise econômica, alegaram, o aumento chega em um bom momento. “Várias prefeituras não estão dando qualquer tipo de aumento. Mas aqui em São João conseguimos esse reajuste”, afirma o vereador Rodrigo Deusdedit da Silva (PDT).

Sindicato
Apesar do posicionamento dos parlamentares, a diretoria do Sindicato dos Servidores (SindServ) da cidade fez uma avaliação negativa sobre a votação. O presidente da entidade, Waldonier Fonseca, o Tutti, afirmou que os servidores não recebem aumento há mais de dois anos e a perda salarial da classe já chega a 19,71%. “Encaminhamos um ofício com uma série de reivindicações e o prefeito sequer nos respondeu. Apenas deu o aumento de 6% sem falar com a gente”, disse.

Fonseca destacou ainda que, além da solicitação dos 19,71% de aumento, a categoria pede melhorias como plano de saúde, regulamentação de diárias, promoção vertical e vales transporte e alimentação. “Vamos acionar a Justiça para cobrar nossos direitos. O prefeito não mantém um diálogo com a associação”, destacou. Até o fechamento desta edição, o sindicato ainda não tinha entrado com a ação.

Prefeitura
O prefeito Nivaldo Andrade (PSL) afirma que essa porcentagem é o máximo com que o município pode arcar. “O Brasil tem 27 estados e ninguém está dando aumento. Mesmo assim, conseguimos um reajuste para nossos servidores. Há três anos, na gestão anterior, eles não tiveram nenhum aumento”, relembra o prefeito. Quanto à alegação de comunicação falha com o sindicato, Andrade informou que pode até se reunir com os integrantes do Sindserv. Mas frisa que o município não tem como arcar com mais aumentos.

Legislativo
Ainda na Ordem do Dia foi discutido o aumento, também de 6%, para os servidores concursados do Legislativo.

O presidente da Câmara, Igor Sandim (PSDB), destacou a importância do reajuste para os funcionários. “Essa diferença salarial acompanha a média da inflação. Os trabalhadores da Casa não estão com seus salários defasados, já que começaram suas funções em 2016 e, neste ano, tiveram o reajuste acompanhando o aumento nacional”.

Também questionado sobre a falta de diálogo de representantes do município com a direção do Sindserv, Sandim destacou a importância de negociações. “Os servidores da Administração Municipal estão há muitos anos sem reajuste e, para chegar a um consenso, nada melhor que abrir portas para conversação. O Sindicato está correto em questionar a atuação do gestor público. Para atender os dois lados, essas interações são mais que necessárias”, concluiu.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: