Transbordando fé

“Primeira das virtudes teologais, graças à qual se acredita nas verdades reveladas por Deus”, essa é uma das definições de fé, presente no dicionário e, cultivada por grande parte da população são-joanense e permanece viva até hoje.

A programação da Semana Santa em São João del-Rei é conhecida pela sua tradição, que leva os fiéis às ruas para seguir procissões, fazer a visitação das igrejas e assistir as missas - Arte: Gazeta

A programação da Semana Santa em São João del-Rei é conhecida pela sua tradição, que leva os fiéis às ruas para seguir procissões, fazer a visitação das igrejas e assistir as missas – Arte: Gazeta

Cidade pequena do interior de Minas, polo turístico e famosa por tantas tradições preservadas, São João del-Rei contempla as mais bonitas festividades religiosas, principalmente no período de Quaresma e Semana Santa. Os fiéis saem em cortejo pelas ruas, entoando cânticos, puxando orações e seguindo os passos daquele que, segundo o catolicismo, é o salvador de todos: Jesus Cristo.

As velas acesas iluminam as ruelas e chamam atenção de todos pela beleza e pela pureza da fé daqueles que depositam no instante toda a esperança de um tempo melhor. Turistas vem ver as procissões e missas apaixonados, jovens se sentem convidados a conhecer a morada de Deus e os senhores e senhoras, que durante toda a vida ajudaram a manter as tradições, se arrumam e se iluminam com a felicidade de, por mais um ano, poderem prestar homenagem e demonstrar gratidão à Maria mãe do filho de Deus, Jesus Cristo, e a todos os santos milagreiros.

“É uma emoção muito grande poder prestigiar aquele que nos salvou a vida, é ele quem me dá força para superar as dores e seguir em frente com o milagre que é viver. São João, com tantas tradições preservadas, nos lembra a cada instante que devemos orar e agradecer. Jesus é nosso Salvador e Maria exemplo de força e resignação. É como sempre digo para meus filho e netos: Tudo com Jesus, nada sem Maria”, conta Hipólita Carvalho sobre a fé que a acompanha há mais de 90 anos.

Mas se engana quem pensa que só pessoas de mais idade gostam e perpetuam as tradições religiosas na cidade, segundo o administrador diocesano, padre Dirceu de Oliveira Medeiros, cada vez mais jovens tem se interessado pela religião e encontrado na igreja um lugar para procurar a paz e um sentido maior para a vida. Um exemplo é o jovem católico Marco Luan, que diz ser a fé algo que o liga ao sagrado. “Você não pode ver, mas simplesmente sabe que está ali” e reitera que as tradições acabam chamando muitos jovens, inclusive de outros lugares onde o catolicismo ainda vigora. Porém, já não são tão comuns as tradições religiosas como procissões e festividades nas ruas.

Indagado sobre Fé e sobre o que mantém a população interessada nas festividades, padre Dirceu é sucinto. “O que mantém as tradições, sem dúvida, é a própria fé”, e disserta sobre o que isso significa. “Fé abrange uma dimensão fundamental do ser humano. Com os olhos físicos enxergamos a realidade palpável que está a nossa volta, que é material e tangível, mas com os olhos da fé enxergamos a ação de Deus e é isso que nos move”, explica. Além dessa explicação, o administrador diocesano faz questão de lembrar que a beleza de se manter esse legado é que vem do coração do povo. “As tradições foram guardadas pela população. É feito e cultivado por voluntários, fiéis, pessoas de fé”, diz. `

Padre Dirceu ainda faz um apelo para que nessa Semana Santa, todos aqueles que participarem das programações fiquem atentos a isso, àqueles que fazem acontecer. “Prestem atenção no andar, no olhar e na emoção daqueles que tornam esses momentos especiais, nos mais simples atos daqueles que transbordam fé”, conclui.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

4 comentários em “Transbordando fé

  • Avatar
    22 julho , 2019 em 21:33
    Permalink

    Have you ever considered about adding a little bit more than just your articles?
    I mean, what you say is valuable and everything.
    But imagine if you added some great pictures or video clips to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with images and clips, this blog could undeniably be
    one of the best in its niche. Awesome blog! plenty of fish natalielise

  • Avatar
    14 junho , 2019 em 11:01
    Permalink

    Hello there, You have done an incredible job.

    I’ll certainly digg it and personally recommend to my friends.
    I am confident they will be benefited from this web site.

  • Avatar
    2 junho , 2019 em 14:48
    Permalink

    Hi to every body, it’s my first pay a quick visit of this
    weblog; this web site carries remarkable and genuinely good information in favor of visitors.

  • Avatar
    30 maio , 2019 em 07:19
    Permalink

    Simply wish to say your article is as amazing.
    The clarity to your submit is simply spectacular and i could suppose you are knowledgeable in this subject.
    Well with your permission allow me to grasp your RSS feed to keep updated with drawing close post.

    Thank you one million and please keep up the gratifying work.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: