UFSJ ABRE VAGAS EM PROGRAMA PARA ALFABETIZAR IDOSOS

Além do Carnaval, fevereiro também marca o período de volta às aulas, seja para as crianças, jovens ou até mesmo idosos. O início do período letivo significa uma oportunidade de transformação social por meio da educação. Em São João del-Rei, o programa de alfabetização para idosos abriu 15 novas vagas para os cidadão acima dos 60 anos que possuam interesse em aprender ou praticar a leitura e a escrita. As aulas são gratuitas e organizadas pelo Departamento de Pedagogia da UFSJ, no Campus Dom Bosco, com início previsto para o dia 4 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, de 17h30 às 19h.

Este ano, o projeto chega em sua terceira edição, já tendo alfabetizado mais de 40 alunos. Sob a coordenação de duas professoras doutoras em educação, um bolsista graduando em Pedagogia, uma mestranda em educação e quatro voluntárias graduandas em Pedagogia, as aulas são ministradas a partir da perspectiva de Paulo Freire.

Segundo o responsável pelas inscrições dos interessados e preparação das aulas, Lucas Rocha de Brito Rodrigues, dentro do programa a alfabetização não é vista apenas como uma simples aprendizagem do código escrito, mas também como um estímulo da compreensão da dimensão política presente em todo o processo. “Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, as oportunidades de alfabetização e de estar no mundo precisam acontecer durante todos os estágios da vida”, afirma.

“Aprender a ler e escrever é um ato político que oportuniza ferramentas de lutas para pessoas marginalizadas e excluídas dos processos educativos em suas trajetórias de vida”, ressalta. Ainda de acordo com Rodrigues, o processo de alfabetização, inclusive, investiga as palavras utilizadas pelos educandos dentro de sala de aula para entender os sentidos que elas carregam. “Essas palavras trazem consigo uma visão ou leitura de mundo que é compartilhada e discutida em grupo”.

DADOS
O último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, aponta que a taxa de analfabetismo entre as pessoas com 60 anos ou mais, em São João del-Rei, chegava a 12,7%. “Este fato nos aponta para uma realidade que pede intervenção. E, ao oferecermos vagas para pessoas se alfabetizarem, sobretudo pessoas da terceira idade, é nossa possibilidade de intervenção”, reafirma o responsável pelas inscrições.

COMO SE INSCREVER
As aulas aconteceram durante todo o ano de 2020 e os interessados podem se matricular por meio do telefone (32) 98881-9763. “Além de contribuir para a comunidade, nosso programa contribui, também, com a comunidade interna ao, por exemplo, possibilitar para nós, discentes em formação inicial, a vivência de uma prática educativa com pessoas idosas em processo de alfabetização”, finaliza.

O post UFSJ ABRE VAGAS EM PROGRAMA PARA ALFABETIZAR IDOSOS apareceu primeiro em Gazeta de São João del-Rei.

Postado originalmente por: Gazeta de São João del Rei

Pesquisar