15ª Ação de Despoluição do Rio Paranaíba acontece neste sábado

Da Redação

A secretaria de Meio Ambiente promove, nesse sábado, 3, a 15ª edição da Ação de Despoluição do rio Paranaíba, em parceria com o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 7h, no Condomínio Porto Barreiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior, a expectativa é receber aproximadamente 300 pessoas. “Estamos dando continuidade a essa iniciativa que acontece há 15 anos e, a cada dia, percebemos que a consciência ambiental relacionada a não poluição dos rios vem aumentando.”

A equipe do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário também faz parte da ação. O comandante primeiro tenente Ivanir Clementino de Brito ressalta a importância do evento. “Essa atividade une a secretaria de Meio Ambiente, a Polícia Militar e também pessoas de todas as classes. Além de ser aberta ao público, a ação conta com alunos de escolas, que também ajudam a recolher o lixo e promover a limpeza do rio. Muitas pessoas nos procuraram durante a semana e demonstraram interesse em participar”.

4º Pelotão realiza o Programa de Educação Ambiental em escolas das redes municipal e estadual

Ação de despoluição do rio Paranaíba deve contar com a participação de mais de 300 pessoas

 

Além das ações realizadas no município, o 4º Pelotão também está acompanhando a programação da Semana Mundial de Meio Ambiente realizada na cidade de Indianópolis. Nessa quarta-feira, 31, a equipe esteve no lançamento do Programa de Coleta Seletiva. “Eles fizeram um programa piloto em um determinado número de bairros e, como o projeto estava funcionando, alavancaram para toda a cidade. Também havia um lixão na entrada do município, mas fizeram um aterro sanitário e conseguiram dar a destinação correta ao lixo”.

Em Araguari, ainda não existe um programa municipal de coleta seletiva. “Podemos conversar com o secretário de Meio Ambiente e apresentar o programa executado em Indianópolis. Essa é uma cidade de sete mil habitantes, que gera duas toneladas de lixo por dia, então, para Araguari, que é uma cidade com mais de 100 mil habitantes, é necessário um projeto mais amplo”.

Durante os demais dias da semana, a equipe participará de palestras e apresentações de teatro da Ecoturminha, promovidas pela secretaria de Educação, por meio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol. “Também promoveremos blitz educativas, com distribuição de panfletos, sobre os principais cuidados com o meio ambiente”.

Ainda durante a semana, o 4º Pelotão está recebendo a visita das turmas de estudantes que fazem parte do Programa de Educação Ambiental (Progea). “Começamos a receber os alunos há duas semanas, para que possamos atender a todas as turmas que fazem parte do projeto. Praticamente, quase todos os dias, recebemos em média 60 a 100 crianças, para que elas possam conhecer o quartel”.

As atividades da Semana de Meio Ambiente do 4º Pelotão terminam na sexta-feira, 9, com uma palestra, a partir das 19h30, promovida pela secretaria de Meio Ambiente da cidade de Indianópolis. “Vamos acompanhar esse evento e oferecer suporte”.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: