Araguarino é homenageado na Câmara em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down

por Mel Soares

Desde 2006 comemora-se em 21 de março o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data 21/3 (ou 3-21), foi escolhida por fazer alusão à trissomia do cromossomo 21, isso porque as pessoas que possuem a síndrome apresentam material genético extra no cromossomo 21. No Brasil estima-se que 300 mil pessoas tenha o transtorno.

A APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Escolinha “Vovó Corina”, atende mais de 30 pessoas com a alteração genética. Recém-nascidos que são diagnosticados com a síndrome podem ser encaminhados ao tratamento na APAE para receberem os estímulos, cujo intuito é preventivo e evita sequelas. Através de intervenções médicas, as crianças desenvolvem mais rapidamente a percepção, sensibilidade e movimento.

Rodrigo Rodrigues Duarte foi homenageado

Rodrigo Rodrigues Duarte foi homenageado

 

Na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira, 28, a vereadora Virgínia Alcântara (PTC) apresentou decreto legislativo com o intuito de conceder o título de Honra ao Mérito a Rodrigo Rodrigues Duarte, que tem a síndrome. Nascido em 1980, ele é filho de Meire Rodrigues Duarte e Joaquim Gomes Duarte.

Ao utilizar a tribuna para apresentação do decreto, a vereadora comentou que Rodrigo é um ícone, não só em Araguari, mas em toda a região, sendo procurado por vários meios de comunicação para conceder entrevistas.

“Quando Rodrigo nasceu sua mãe disse que recebeu um grande presente de Deus, e desde então cuida dele com muito amor. Os cidadãos que tem a característica da síndrome de Down se assemelham mais ao que Deus espera de um humano do que nós. Não os vemos envolvidos em assalto, agressão, em nada que fere o ser humano, pelo contrário, eles estão sempre sorrindo”, destacou a edil.

Vereadora Virgínia Alcântara

Vereadora Virgínia Alcântara

 

Rodrigo iniciou os estudos na APAE e depois seguiu para outras escolas públicas e particulares. “Apesar da saúde delicada tem uma vida normal. Desde os 16 anos faz questão de votar durante as eleições”, exemplificou.

Há quatro anos trabalha na farmácia Pague Menos e também faz parte do coral da igreja Assembleia de Deus e do conjunto municipal Luz Resplandecente.

“Ele é querido, pois é cativante, alegre e responsável”, definiu a vereadora.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: