Busca por viagens nacionais no feriado prolongado aumenta

Da Redação

Agência de turismo contabiliza melhora significativa em relação ao mesmo período no ano anterior

O setor turístico da cidade sentiu uma melhora nas vendas para o feriado Corpus Christi. Os responsáveis pelos guichês do Terminal Rodoviário Tancredo Neves afirmam que, em relação ao mesmo período do ano passado, a procura por passagens aumentou. Dentro os destinos mais procurados estão as capitais São Paulo e Brasília.

Destinos mais distantes não estão tendo muita procura para viagens de ônibus. Uma vendedora de um guichê na rodoviária acredita que isso se dá pelo fato de que o feriado é curto. Em contrapartida, as agências de turismo são os destinos mais procurados. “Devido à questão climática, cerca de 80% dos nossos cientes buscam pacotes para o Nordeste”, conta a agente de viagens Camila Naia.

Passageiros de ônibus procuram destinos como São Paulo e Brasília no feriado

Passageiros de ônibus procuram destinos como São Paulo e Brasília no feriado

 

Naia possui uma agência de turismo há cinco anos, e disse à Gazeta do Triângulo que o ano passado foi o pior para o turismo. “Ainda não havia passado por uma crise tão ruim. Cheguei em dezembro achando que ia fechar a empresa”. Em compensação, em janeiro ela percebeu uma melhora significativa nos negócios. “Os clientes começaram a procurar destinos nacionais e pacotes all inclusive, em que pudessem dividir o valor. Desde então, para mim, as vendas dobraram em relação ao ano passado”.

Algumas recomendações são essenciais para economizar em viagens. Naia aconselha que o planejamento é fundamental. “Sugiro jamais fechar uma viagem de última hora, além de o preço ser alto, a pessoa corre o risco de não ter mais disponibilidade de vaga no hotel ou mesmo de passagem”.

Segundo ela, quem opta por transporte aéreo também não deve fechar o pacote com muita antecedência. “Tem uma curiosidade que está acontecendo neste ano, antigamente as pessoas compravam as passagens com muita antecedência, mas isso está ficando caro”. Conforme explicado, as companhias aéreas “soltam primeiro as passagens com tarifa cheia e no decorrer dos meses, com a baixa de vendas, o preço cai”. Ela afirma que, para conseguir um bom preço, o ideal é comprar as passagens aéreas entre um a três meses de antecedência da data de viagem.

Novas regras da Anac

As novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac – para serviços aéreos, que incluem a autorização para que as companhias passem a cobrar pelo despacho de bagagens em voos domésticos e internacionais, começaram a valer no dia 14 de março. Por enquanto apenas a companhia Azul começou a aplicá-las.

As resoluções da Anac acabam com o transporte gratuito de malas com até 23 quilos em voos domésticos ou de duas malas com até 32 quilos em voos internacionais. Passa a existir uma tarifa de bagagem cujo preço será estabelecido pelas empresas.

Sobre a bagagem de mão, que antes possuía limitação de gratuidade em malas com até cinco quilos, agora passa a ser para malas com até 10 quilos. O tíquete das empresas aéreas terá de especificar claramente quais os valores que serão cobrados dos usuários.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: