Com atraso em subvenção, árbitros de Araguari prometem parar

por Tatiana Oliveira

Competições se iniciaram em março e ainda não houve pagamento

Os árbitros da Liga Araguarina de Futebol – LAF – estão prestes a dar um cartão vermelho para a administração municipal. Desde a sanção da lei nº 5865, em 20 de abril deste ano, a entidade aguarda a liberação de recursos para custear as despesas decorrentes das competições. A subvenção depende da assinatura do convênio. “O convênio deveria ter sido assinado; assim que a Câmara aprova o repasse a prefeitura tem o dever de providenciá-lo. Sem isso não conseguimos fazer o pagamento dos árbitros ainda”, afirma João Batista Guimarães, presidente da Liga Araguarina de Futebol.

Segundo o dirigente, árbitros e assistentes prometeram paralisar as atividades após a final da Copa Sênior e Copa Araguari. “Se não houver repasse, todas as competições serão interrompidas”, frisa. O campeonato Interbairros, que pertence à prefeitura e começou no dia 25 de junho, está ameaçado de parar enquanto a subvenção não for liberada.

Os árbitros trabalham desde a Copa Sênior, iniciada no dia 29 de março. “Eles informaram que farão a final da Copa Araguari de Amadores e Seniores. Caso não seja cumprido o pagamento em atraso, não farão o Amadorão, previsto para começar dia 23 de julho”, reafirma o presidente da Liga. “São aproximadamente 25 funcionários, entre árbitros e representantes, contratados para todos os jogos e eles ainda não receberam um centavo sequer”, ressalta.

De acordo com o subsecretário da secretaria de Esportes e Juventude Rodrigo Costa Ferreira, a assinatura do convênio deve acontecer na próxima semana. “Não foi assinado o convênio ainda porque a LAF precisava entregar um documento dos bombeiros para a secretaria. Esse documento foi entregue na semana passada”. O presidente da Liga negou a versão do subsecretário e afirmou que toda a documentação solicitada foi entregue no dia seis de abril.

O subsecretário afirmou à Gazeta do Triângulo que a liberação da subvenção será publicada no Correio Oficial na próxima segunda-feira, 10. “No máximo quinta-feira deve ser assinado o convênio. A partir disso começamos o empenho e serão realizados os pagamentos em atraso”. Após isso serão escalonados os pagamentos conforme cronograma anteriormente previsto.

A subvenção é no valor de R$ 122.268, dividida em seis parcelas mensais de R$ 20.378. Cada parcela é destinada ao pagamento de despesas com arbitragem e premiação para realização neste ano da Copa Sênior, Copa Araguari, dos Campeonatos de Futebol Amador da 1ª e 2ª Divisões e Campeonato de Futebol Interbairros.

Desde 1996, o município concede uma subvenção financeira para custear as despesas decorrentes das competições da LAF. Os jogos envolvem atletas com idades entre 15 e 50 anos, comissões técnicas, dirigentes e árbitros, além de milhares de torcedores. A Liga enfrentou problemas parecidos em outros momentos.

Liga Araguarina de Futsal

Com subvenção aprovada em data posterior à da LAF, os representantes da Liga Araguarina de Futsal – LAFS – devem começar a receber a verba em breve. A assinatura do convênio aconteceu na última quarta-feira, 5. O subsecretário da pasta afirmou que o empenho está sendo realizado e os pagamentos devem acontecer em data próxima.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: