Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com lançamento da 3ª edição da revista Ecoturminha

por Tatiana Oliveira

Aproximadamente sete mil crianças da cidade devem assistir à peça baseada na revista

Ontem, 5, foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data estabelecida durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo. Em Araguari, os estudantes da rede pública e privada comemoraram a data assistindo à apresentação da peça teatral “Ecoturminha em: Guardiões da Árvore”, do Grupo de Teatro Sol. A obra é uma releitura da terceira edição da revista Ecoturminha e fez parte das atividades de lançamento dela. “Estudamos muito bem o texto da revista para que pudéssemos levar ao palco aquilo que realmente a cartilha nos oferecia”, afirma o diretor geral do grupo de teatro Nassin Guerra.

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com lançamento da 3ª edição da revista Ecoturminha

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado com lançamento da 3ª edição da revista Ecoturminha

 

Guerra trabalha com teatro há 35 anos e disse à Gazeta do Triângulo que nada se compara ao trabalho de educação ambiental. “Dirigi inúmeras peças, mas a Ecoturminha é a do coração. Para mim, ter feito essa adaptação foi uma grande experiência”. Segundo ele, a intenção era de levar aos alunos o que eles podem fazer pelo mundo, e deixou um questionamento. “Eu fiz a minha parte, e vocês?”.

O evento foi promovido no Cine Teatro Odette, as 8 e às 14h. Na ocasião, os alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular, receberam as revistas e puderam conhecer um pouco sobre as aventuras da turminha que cuida do meio ambiente.

A revista foi idealizada pelo programa Gira Sol, através de sua coordenadora Silvia Helena Fernandes de Souza. Nesta edição, foram confeccionados 15 mil exemplares custeados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da Curadoria de Defesa do Meio Ambiente.

Aproximadamente sete mil crianças da cidade devem assistir à peça baseada na revista

Aproximadamente sete mil crianças da cidade devem assistir à peça baseada na revista

 

Para Sílvia Helena Fernandes Sousa, coordenadora do Programa de Educação Ambiental Gira Sol da Secretaria Municipal de Educação, a revista representa uma importante ferramenta de ensino, além de ser uma edição comemorativa voltada aos 20 anos do programa Gira Sol. “O objetivo principal é disseminar a educação ambiental e trabalhar o tema de forma lúdica, para que possamos informar a importância de respeitar as pessoas, cuidar das árvores e do meio ambiente como um todo”.

Durante a semana, os participantes poderão prestigiar as apresentações do Grupo de Teatro Sol, que acontecerão de 6 à 8 de junho, das 8 às 14h, tendo como público alvo alunos da rede de ensino de Araguari. Também haverá sessões entre os dias 6 e 8, às 20h, para autoridades municipais, profissionais da educação, parceiros e os amigos do Meio Ambiente.

A coordenadora conta que, durante a semana, aproximadamente 7 mil alunos serão contemplados com as apresentações. “Estamos trabalhando com toda a rede de ensino da cidade, municipal, estadual e particular. Para que o trabalho seja continuado, vamos filmar a peça e doar um DVD para as escolas, assim os demais alunos que não tiverem a oportunidade de vir durante a semana poderão assistir o espetáculo”.

A supervisora da Escola Municipal Doutor Arcino Santos Laureano (Caic), Carine Fernandes Coelho, acompanhou os alunos do colégio para assistir à peça, e relatou a importância da iniciativa. “Temos que começar essa conscientização o mais cedo possível para que a criança possa levar essa mensagem para casa e comece a cuidar do ambiente que a cerca”.

A supervisora conta que na escola são realizadas algumas ações de preservação do meio ambiente. “Nós temos a horta comunitária, um trabalho de destinação correta do lixo, entre outros”. Segundo ela, o cuidado em manter a sala de aula limpa e a origem do material escolar do aluno também são trabalhados com as crianças.

Um dos pontos ressaltados na peça é a importância do trabalho em conjunto de preservação da natureza. Nairon Eduardo, de 8 anos, é estudante do Caic e contou à Gazeta que aprendeu muito com a apresentação teatral. “Aprendi que o meio ambiente tem que ser limpo e bem cuidado. Temos que cuidar das árvores, dos rios e da natureza”.

Semana Mundial do Meio Ambiente

Começaram na última sexta-feira, 2, as ações referentes a Semana Mundial do meio Ambiente. A iniciativa é promovida pela secretaria de Educação, por meio do programa de educação ambiental Gira Sol. A primeira atividade foi a 3ª edição do Peixamento, realizada na tarde de sexta-feira no rio Paranaíba contando com a participação dos alunos do Centro Educacional Municipal Justino Rodrigues da Cunha, instituição de ensino situada na comunidade de Águas Claras.

As atividades promovidas na Semana Mundial do Meio Ambiente contam ainda com o apoio do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros. “Nessa semana todos estão unidos para a preservação aquática, prevenção de incêndios, enfim, conscientização do meio ambiente”, afirma a cabo Sara da Silva Barbosa, da 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros.

Para ela, as atividades realizadas junto às crianças é fundamental. “Nós tentamos passar um pouco da conscientização necessária para preservação do meio ambiente, com a intenção de que elas deem sequência e que isso reverbere no futuro”.

Grupo Teatral Sol

O Grupo Teatral Amador SOL desenvolve desde 1985 atividades no setor. O grupo sempre se dedicou à popularização do teatro; em 1986 filiou-se a Fetemig (Federação de Teatro de Minas Gerais), participando em vários Festivais estaduais coordenados pela Federação. Desde então vem trabalhando com peças populares para melhor formação de público no município e região. No ano passado o grupo fez uma seleção para atores e está aguardando um local próprio para fazer outra seletiva. “Estamos esperando ter nosso espaço para oferecer mais cursos de teatro, pois há muita procura”, afirma o diretor Nassin Guerra.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: