Governo inicia distribuição de repelentes para gestantes inseridas no programa Bolsa Família

Da Redação

Gestantes beneficiárias do Bolsa Família estão recebendo repelentes gratuitamente. A distribuição é feita pelo Governo Federal cujo intuito é proteger grávidas contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, chikungunya e zika.

Em Araguari, o produto está disponível na Farmácia Municipal, aberta de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h. Para obter, é necessário apresentar documentos que comprovem a inscrição no programa e liberação por parte do obstetra.

A coordenadora do programa Bolsa Família da secretaria municipal de Trabalho e Ação Social, Sandra Santos Rodrigues, informou que todas as gestantes que mantenham atualizado o seu cadastro, receberão o repelente. Em Araguari, mais de 13 mil famílias estão na lista do programa, no entanto, pouco mais de duas mil são contempladas com o benefício.

O projeto de proteger mulheres grávida faz parte das medidas para prevenir o zika. Em 2015 e 2016, foram notificados 10,2 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento relacionadas à infecção do zika vírus no Brasil, sendo 2,2 mil confirmados.

O governo havia declarado situação de emergência em novembro de 2015, quando foi notado um aumento incomum dos casos de microcefalia no Nordeste. A malformação foi, posteriormente, relacionada à infecção pelo vírus da zika.

Nesta quinta-feira, 11, o Ministério da Saúde anunciou o fim da emergência nacional em saúde pública por zika e microcefalia no Brasil.

O fim da emergência ocorre devido à queda no número de casos de zika e microcefalia no país. Do início do ano até 15 de abril, foram registrados 7.911 casos de zika no país, o que representa uma redução de 95,4% em relação a 2016. Na mesma época do ano passado, havia 170.535 casos da doença.

Segundo a coordenadora do departamento de Epidemiologia, Lúcia Hirono, nenhum caso de zika e microcefalia foi registrado em Araguari neste ano.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: