Junho Vermelho incentiva conscientização sobre doação regular de sangue

Samara Arruda

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta quarta-feira, 14, assim, várias ações estão sendo realizadas nos municípios mineiros como parte da campanha Junho Vermelho, criada em 2011. A mobilização visa incentivar as doações de sangue no período de inverno, quando há queda nos estoques e o aumento da demanda devido às férias de julho, acidentes ou casos de violência.

No mês de junho, a população é incentivada a realizar doações de sangue principalmente devido ao período de inverno

No mês de junho, a população é incentivada a realizar doações de sangue principalmente devido ao período de inverno

 

Atualmente no Brasil, os doadores regulares são equivalentes a 2%, índice muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em Araguari, o PACE (Posto Avançado de Coleta Externa) têm realizado um trabalho de sensibilização da população sobre a importância da doação. Assim, na manhã desta terça-feira, 12, foi promovida a coleta semanal contando com aproximadamente 40 doadores.

Na ocasião, cada voluntário doou uma bolsa de sangue contendo aproximadamente 450 ml, que será encaminhada ao Hemocentro de Uberlândia, onde será processado e enviado ao banco de sangue.

“Estamos entrando em contato com as pessoas aptas a doar. O número de voluntários tem crescido consideravelmente no município, por isso pedimos que os cidadãos continuem nos procurando, principalmente nesta época do ano, quando muitas pessoas deixam de fazer suas doações, o que resulta na baixa do estoque,” ressaltou a coordenadora do PACE, Gersonina Marques Nunes.

Sobre a quantidade coletada em Araguari, a coordenadora ressaltou que o estoque tem conseguido atender todos os pacientes que precisam de sangue.  Assim, os doadores interessados devem procurar o PACE que realiza a coleta de sangue às terças-feiras, das 7 às 11h30.

Além da coleta de sangue, a unidade também disponibiliza a entrega dos resultados de exames para doenças como hepatite, sífilis e HIV, no prazo de trinta dias depois da doação. “Fazemos o acolhimento dos casos em que há algum tipo de divergência encontrada durante a triagem do sangue. Nestes casos, fazemos novamente a coleta do sangue. Também temos um médico capacitado que analisa os resultados e atende em média cinco pessoas por semana, momento em que é feita a orientação e o encaminhamento destas pessoas para outros profissionais,” afirmou.

O trabalho semanal no Posto de Coleta começou em maio do ano passado e para melhorar o atendimento, foram realizadas algumas mudanças no início do ano. Além de alterações na equipe responsável pelo serviço, os médicos, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais e administrativo passaram por treinamentos com o objetivo de atender à demanda do município.

O Posto Avançado de Coleta Externa, localizado na rua José do Patrocínio, 205, funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e entre 13 e 17h. Para esclarecimento de dúvidas e orientações o telefone é (34) 3690-3174.

Dúvidas

A vacinação contra a febre amarela faz parte dos questionamentos feitos durante a triagem. Aqueles que se imunizaram ou viajaram para as áreas endêmicas devem aguardar quatro semanas para doar. Os hipertensos devem apresentar declaração médica que comprove não haver nenhuma lesão em órgãos como o coração, fígado, rins e pulmões.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso tenham realizado uma doação antes dessa idade, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. A doação de sangue é realizada considerando-se um volume máximo por quilo de peso. A coleta é também proporcional ao volume de anticoagulante em cada bolsa de coleta, razão que limita a coleta de volumes menores de sangue. O peso para coleta em homens é acima de 50 Kg (450ml de sangue) e mulheres entre 50 e 55,9 Kg (410 ml de sangue) e com 56 kg (450ml de sangue).

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: