Profissionais de diversos segmentos participam da Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas

Da Redação

Dando continuidade às ações do ‘Junho Branco’, mês de prevenção ao uso de drogas, foi promovida em Araguari a IV Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas. O evento realizado na última segunda-feira, 12, contou com a presença de autoridades, representantes de diversos segmentos da sociedade civil e também das comunidades terapêuticas do município.

Promovido na capela do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC Araguari) pelo Conselho  Municipal de Políticas Sobre Drogas (COMAD), a Conferência teve início com a apresentação da subsecretária Estadual de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães. Posteriormente, foi colocado em discussão o tema ‘Direitos do Dependente Químico’, por meio da palestra ministrada pela mestra em psicologia, Bárbara Maria Turci.

Conferencia 1 (Medium)

Cursos voltados a educadores e profissionais ligados ao tratamento de dependentes químicos fazem parte do Junho Branco

 

De acordo com o presidente da COMAD, Matheus Felipe Sousa e Silva, a Conferência foi um momento de unir os segmentos para discutir políticas públicas efetivas, visando a prevenção ao uso de drogas e o acolhimento do dependente.

“Estes momentos de reflexão são importantes para o trabalho que tem sido realizado. Assim podemos analisar e implementar novas ações. Nos últimos tempos temos falado muito acerca da prevenção ao uso de drogas, mas também é preciso dar atenção aos cuidados com aqueles que são dependentes químicos, por isso precisamos do apoio de todos os segmentos da sociedade,” ressaltou.

Seguindo a programação do Junho Branco, a secretaria de Políticas Sobre Drogas promoveu na manhã desta terça-feira, 13, um curso para educadores à respeito da ‘Prevenção na Base Escolar’. O tema foi ministrado pela subsecretária Patrícia Magalhães, que também explanou sobre a ‘Prevenção de Recaídas’, no período da tarde. O curso foi voltado aos profissionais que atuam na ação social, psicólogos e outros que estejam envolvidos com usuários de drogas.

O evento aconteceu na Casa da Cultura Abdala Mameri. “Durante os cursos gratuitos, os profissionais destes setores receberam orientações sobre a prevenção no âmbito escolar, com base nas diretrizes internacionais. Este curso completa as diversas ações preventivas estão sendo realizadas durante todo o ano, muitas delas em escolas,” ressaltou a coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana.

Além disso, segundo a coordenadora, outras ações serão promovidas no município, como a Marcha em Prol da Vida que acontece nesta quarta-feira, 14, a partir das 9h. A concentração será na praça Getúlio Vargas e segue para a praça Manoel Bonito.

“Convidamos todos as escolas da rede municipal, estadual e particular, além de membros de organizações da sociedade civil. Outras ações estão previstas para acontecer até o final do mês de junho, como a blitz educativa “Viva Livre” e o Encontro Cristão Contra as Drogas e Pela Paz,” ressaltou.

As atividades se encerram em 26 de junho, Dia Internacional do Combate às Drogas e tráfico de entorpecentes, com o Futebol Contra as Drogas. O evento ainda não tem local definido, mas será realizado às 9h.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: