Semana Mundial do Meio Ambiente é aberta com atividades alusivas à preservação

Da Redação

Programa Gira Sol também organiza o lançamento da revista Ecoturminha em Guardiões da Árvore

Começaram em Araguari, as ações referentes a Semana Mundial do Meio Ambiente. A iniciativa é promovida pela secretaria de Educação, por meio do programa de educação ambiental Gira Sol. Assim, a primeira atividade foi realizada na tarde de ontem, 2, no rio Paranaíba e contou com a participação dos alunos do Centro Educacional Municipal Justino Rodrigues da Cunha, instituição de ensino situada na comunidade de Águas Claras.

A 3ª edição do Peixamento foi promovida no rio Paranaíba, nesta sexta-feira

A 3ª edição do Peixamento foi promovida no rio Paranaíba, nesta sexta-feira

 

Com o lema “Como pode um peixe vivo viver foram d’água fria?” a atividade faz parte da 3ª edição do Peixamento, que consiste na soltura de aproximadamente 27 mil peixes dentre eles: piau, pirapitinga, piau-caranha, pintado e lambari.

“Esta foi uma ação muito importante, pois, marcou a abertura da Semana de atividades alusivas à preservação ambiental e também deu oportunidade para que as crianças tivessem contato direto com os peixes. Elas puderam conhecer um pouco das espécies e receberam orientações sobre a necessidade de preservarmos o meio ambiente,” ressaltou o secretário de Educação Werley Macedo.

Semana Mundial do Meio Ambiente é aberta com atividades alusivas à preservação

Semana Mundial do Meio Ambiente é aberta com atividades alusivas à preservação

 

Seguindo a programação, na próxima segunda-feira, 5, acontece o lançamento da 3ª edição da revista “Ecoturminha em Guardiões da Árvore”. O evento será promovido no Cine Teatro Odette, a partir das 8h. Na ocasião, os alunos de escolas das redes municipal, estadual e particular, receberão as revistas e poderão conhecer um pouco sobre as aventuras da turminha que cuida do meio ambiente.

A revista foi idealizada pelo programa Gira Sol, através de sua coordenadora Silvia Helena Fernandes de Souza. Nesta edição, foram confeccionados 15 mil exemplares custeados pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais, através da Curadoria de Defesa do Meio Ambiente.

Para a coordenadora, a revista representa uma importante ferramenta de ensino, além de ser uma edição comemorativa voltada aos 20 anos do programa Gira Sol. “Estamos comemorando a data através do lançamento da revista. É um trabalho que pretende informar sobre vários temas e divertir os estudantes, no intuito de que eles aprendam a cuidar do meio ambiente. Aproveito para agradecer a todos os envolvidos que apoiam o projeto Gira Sol e à revista Ecoturminha,” ressaltou.

Durante a semana, os participantes poderão prestigiar as apresentações do Grupo de Teatro Sol, que acontecerão de 6 à 8 de junho, das 8 às 14h, tendo como público alvo alunos da rede de ensino de Araguari. Também haverá sessões entre os dias 6 e 8, às 20h, para autoridades municipais, profissionais da educação, parceiros e os amigos do Meio Ambiente.

As atividades promovidas na Semana Mundial do Meio Ambiente contam ainda com o apoio do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros.

Semana do Meio Ambiente

Durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia, ficou estabelecido que em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Anos mais tarde, através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo o território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: