Subvenção para o serviço de transporte universitário é discutida em reunião

Da Redação

A Associação dos Universitários do Triângulo (AUTI) está se mobilizando, no intuito de garantir a subvenção anual e viabilizar o transporte dos estudantes que frequentam as faculdades situadas em Uberlândia e Catalão. Neste sentindo, a diretoria da associação participou de uma reunião promovida no gabinete do prefeito Marcos Coelho (PMDB) na última sexta-feira, 7.

Também se fizeram presentes o secretário de Educação Werley Macedo, o vereador Warley Ferreira de Morais ‘Maravilha’ (PMB) e universitários. Na pauta foi discutida a quitação do débito da gestão passada e os problemas enfrentados pelos estudantes devido à falta de recursos da Associação. Para ajudar nas despesas dos alunos, a prefeitura destina subvenção a AUTI anualmente, entretanto, o projeto de lei que garante o convênio ainda não foi autorizado.

A Associação dos Universitários do Triângulo (AUTI) está se mobilizando, no intuito de garantir a subvenção anual e viabilizar o transporte dos estudantes

A Associação dos Universitários do Triângulo (AUTI) está se mobilizando, no intuito de garantir a subvenção anual e viabilizar o transporte dos estudantes

 

Segundo explicou o secretário da Associação, Pablo Ferreira, existe um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público e o município. A medida visa garantir que o recurso seja empenhado de forma correta e atenda à demanda de estudantes. Neste sentido, o promotor acredita que é preciso estabelecer critérios para reorganizar a forma com que a subvenção é distribuída, com o objetivo de auxiliar aqueles que frequentam seus cursos nas cidades da região.

“Estamos aguardando uma resposta do promotor de Justiça da Comarca de Araguari André Luís Melo, que decidiu estabelecer critérios para a liberação deste recurso. Segundo ele, deverão ser adotados principalmente, fatores sociais que precisam ser cumpridos para a liberação da verba,” explicou.

Além disso, outro fator preocupante é com relação àqueles que estudam na cidade de Catalão. “Caso a subvenção demore a ser repassada ou não seja autorizada, cerca de 20 estudantes irão pagar ainda mais caro, fazendo com que fique inviável estudar. Este é o impasse enfrentado pelos alunos; assim, estamos pedindo o apoio do prefeito e vereadores,” ressaltou.

Na ocasião, Marcos Coelho reafirmou seu compromisso com os estudantes, mas afirmou que está aguardando a resposta do Ministério Público para dar andamento no projeto de lei, que posteriormente deverá ser encaminhado à Câmara Municipal, para votação. Sobre o pagamento das parcelas em atraso, ele ressaltou que é preciso ter em mãos o resultado do balanço das contas da prefeitura, feito por meio de auditoria.

Em contrapartida, o vereador Warley Morais ressaltou que não está medindo esforços para garantir o pagamento da subvenção à associação. “Que toda a população saiba da importância que a AUTI possui para Araguari. É a única entidade que prestou transporte e deu oportunidade de estudo para centenas de pessoas. Por este motivo é uma demanda que precisa do apoio do governo municipal,” finalizou.

Postado originalmente por: Gazeta do Triângulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: