Prefeito assina decreto com medidas para enfrentamento ao coronavírus em Itabira

Foto: Arquivo Itabira Notícia

Mesmo sem nenhum caso confirmado, Ronaldo Magalhães decreta situação de emergência em saúde pública no município com o objetivo de prevenir a propagação da Covid-19.

O prefeito Ronaldo Magalhães assinou nesta segunda-feira (16) o Decreto nº 3.164/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento ao coronavírus no município. O documento estabelece que Itabira está em situação de emergência em saúde pública. O decreto considera a importância da prevenção nos estágios iniciais do contágio como forma de controlar a velocidade da propagação do vírus, já comprovada em outros países.

A medida será válida por 120 dias, podendo ser prorrogada caso seja necessário. O documento será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (17) e as determinações começam a valer a partir da data da publicação. Na prática, as providências a serem tomadas serão a suspensão de aulas das redes pública e privada entre os dias 18 e 31 de março; suspensão de qualquer tipo de evento com público superior a cem pessoas; suspensão de visitas nos hospitais, asilos, presídio e outras instituições de acolhimento.

O decreto ainda recomenda à iniciativa privada a adoção de trabalho em regime de home office, horários alternativos ou escala. Outro ponto trata da recomendação aos estabelecimentos comerciais, de lazer e entretenimento, na adoção de medidas de higiene, ventilação adequada e não aglomeração de pessoas. Os servidores públicos municipais que retornarem de viagem de locais com transmissão comunitária do coronavírus deverão permanecer em isolamento domiciliar por, no mínimo, sete dias.

Os atendimentos das ouvidorias, Geral e de Saúde, passarão a ser por meio eletrônico ou telefone. A ouvidoria municipal receberá demandas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3839-2150. A ouvidoria de saúde pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 3839-2610.

Não há motivo para pânico”

O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, enfatizou que não há motivo para que a população entre em pânico e reiterou que o Município está antecipando a aplicação de ações preventivas. “As medidas visam antecipar e diminuir a circulação de pessoas para que, assim, possamos combater a disseminação do vírus. É extremamente importante a prevenção nos estágios iniciais para protegermos nossa população”, reforçou.

Casos

Itabira não possui nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Entretanto, no momento, três situações foram detectadas. A primeira é de um homem, 44 anos, com histórico de viagem aos Estados Unidos. Quando retornou ao Brasil deu entrada em hospital de Belo Horizonte que recolheu o material para exame e o resultado foi negativo para Covid-19.

Outra, foi de uma paciente de 29 anos, que participou recentemente de um curso em Belo Horizonte. Ela apresenta sintomas e possui vínculo epidemiológico. A paciente, embora sem gravidade, por estar grávida esteve internada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). O quadro é considerado estável e a paciente recebeu alta para isolamento domiciliar.

A terceira é de um paciente do sexo masculino, 46 anos, que esteve na Suíça, de dezembro até março, e apresentou sintomas. Procurou atendimento na rede suplementar nesta segunda-feira (16), à tarde, que o encaminhou para isolamento domiciliar. O quadro é estável.

Ações

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, que assusta grande parte da população mundial, a Prefeitura de Itabira desenvolve ações contra a disseminação da doença em Itabira. Treinamento dos profissionais da saúde, orientação ao público e atuação em vigilância preventiva estão entre as medidas tomadas.

Para evitar a contaminação por Covid-19, são indicadas medidas simples e já conhecidas pela população: higienizar as mãos com água e sabão; utilizar álcool volume 70% para desinfecção das mãos e superfícies; evitar contato das mãos com olhos, boca e nariz; ao tossir, utilizar o antebraço para evitar que vírus e bactérias se espalhem pelo ambiente (etiqueta da gripe); utilizar lenço descartável e, ao excluí-lo, lavar as mãos; evitar locais aglomerados e sem ventilação.

Sintomas da Covid-19

A Covid-19 provoca uma infecção respiratória. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas que apresentam tosse, febre alta e dificuldade para respirar devem procurar ajuda médica. Porém, aqueles que desenvolvem sintomas respiratórios leves não necessitam ir às unidades de saúde, pois de acordo com a OMS, 80% dos infectados desenvolvem apenas sintomas brandos. Não existe um tratamento específico para curar a Covid-19. Por isso, as pessoas não precisam correr para o Pronto Socorro ou unidades de saúde caso não perceba a gravidade dos sintomas. Neste momento, precisamos de calma e evitar a propagação do vírus a mais pessoas”, disse Rosana Linhares.

Para monitoramento e acompanhamento dos casos a Vigilância Epidemiológica atende pelos telefones 3839-2289 ou 3839-2608, de segunda-feira a sexta feira, das 8 às 18 horas.

O post Prefeito assina decreto com medidas para enfrentamento ao coronavírus em Itabira apareceu primeiro em ITABIRA NOTÍCIA.

Postado originalmente por: Itabira Noticias

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: