Ação da Secretaria de Saúde distribui ferramentas para o combate ao Aedes aegypti

Foram distribuídos inseticidas e larvicidas para algumas regionais do estado

Visando a prevenção e o combate a dengue, zika e Chikungunya, a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza uma ação para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor das doenças.

A pasta vem realizando uma distribuição de inseticidas e larvicidas que são usados para cobrir áreas infestadas com o mosquito. Esses produtos são distribuídos para as regionais que estão em situação de alta e média incidência das doenças.

Já foram contempladas com esse projeto as cidades de Divinópolis, Uberaba, Belo Horizonte, Pedra Azul, Ponte Nova, Manhumirim, Coronel Fabriciano, Ubá, Sete Lagoas, Unaí, Leopoldina e Uberlândia.

Regina Celia Moura, coordenadora estadual da Central de UBV (Ultra Baixo Volume) da SES-MG, explica que o uso de substâncias como essas é feito com aval de organizações. “A utilização de inseticidas e larvicidas em saúde pública tem por base normas técnicas e operacionais oriundas de um grupo de especialistas em praguicidas da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza os princípios ativos desses produtos e recomenda as doses para os vários tipos de tratamento disponíveis no controle das arboviroses”, esclarece a coordenadora.

Pesquisar