ALMG firma acordo para integrar Sistema Eletrônico de Informações

Adesão ao sistema agiliza assinatura e trâmite de documentos

Um acordo assinado na noite da última segunda-feira (2), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado estadual Augustinho Patrus (PV), o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Nelson Missias e o governador do Estado Romeu Zema, permite que o Parlamento mineiro passe a participar do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Os benefícios do sistema digital são muitos, como a economia de toneladas de papel, facilitação da integração e comunicação entre os poderes, além do aceleramento dos processos de trâmite e assinatura.

Augustinho Patrus, levantou a questão da sustentabilidade e da importância das medidas que colaboram com o meio ambiente. A ideia é que as medidas adotadas passem a oferecer serviços cada vez melhores aos cidadãos e que racionalizem recursos.

O SEI vai permitirá a assinatura, produção e trâmite de documentos. Todos esses processos vão ocorrer de forma eletrônica. Além disso, várias instituições do Estado já aderiram ao sistema.

Nelson Missias relatou que no Tribunal de Justiça, a adesão ao SEI gerou uma redução de cerca de 75% dos custos de tramitação de processos. Já o governador Romeu Zema destacou que a economia vai ser gerada através do corte de gastos que eram usados para a manutenção desses documentos em arquivos físicos.

(com edição de Gabrielle Junqueira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar