Comportamento de pais pode ser um dos responsáveis por amadurecimento precoce de crianças

Crianças vem assumindo responsabilidades cada vez mais cedo

Uma pesquisa realizada pelo Kings College, em Londres, apontou que na fase da infância, em razão dos estímulos cerebrais ainda estarem se desenvolvendo, as crianças têm mais facilidade em aprender. Por isso desde cedo elas já começam a ter obrigações e fazer atividades como, aulas de inglês, música, luta e natação.

Rafael Andrade tem dois filhos, João de 12 anos e Marcelo de dois. Ele comentou sobre o papel que os pais desempenham para que as crianças não atropelem as etapas na fase da infância. “Por volta de 10 anos, as crianças já estão pensando em coisas de um pré-adolescente. Então eu acho que os pais devem ter um certo cuidado para não acelerar demais essa infância e preparar o filho pra uma vida, mesmo sendo criança. Ele tem de ser preparado sim, mas não tem necessidade dele ser preparado ser adulto mais rápido, para ele andar mais rápido que todo mundo, para ele falar mais rápido, para ele ser o melhor. Ele tem que ir no passe dele”.

A psicopedagoga Ângela Matilde levantou a questão da terceirização da educação, onde muitos pais transferem para terceiros as obrigações do processo de formação dos filhos. ” O que acontece hoje na geração e na educação do século XXI? A questão da terceirização da educação, quando eu terceirizo a educação para uma outra pessoa, qual lugar eu estou? Qual espaço eu ocupo? A criança hoje ela tem essa dificuldade, se ela não tem esse registro dentro de casa, ela vai procurar onde? Fora. E quando procura fora você está terceirizando. Então escola hoje educa, babá educa e outros ambientes educam”.

Rafael ainda ressaltou a importância da brincadeira na relação entre pai e filho. “Brincadeira nessa fase, eu costumo até brincar que brincadeira é coisa séria, porque a brincadeira é uma necessidade da criança e você, adulto, quando consegue brincar, por mais que o pai, a gente sabe que os pais hoje tem muito pouco tempo para brincar com os filhos. Mas por mais que eles não tenham tempo, ele consegue encaixar a brincadeira no seu dia-a-dia. Indo levar a criança para escola, por exemplo, ou na hora do banho, ele consegue fazer uma brincadeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar