Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor inicia processo administrativo contra bancos

O processo foi instaurado após recebimento de milhares de denúncias de aposentados e pensionistas

Na última semana, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor publicou, no Diário Oficial, a instauração de um processo administrativo contra alguns bancos, entre eles, a Caixa Econômica Federal, Banco Cetelem, Bradesco Financiamento, Banco Pan, Itaú Consignado, Banco Safra, BMG, Olé Bonsucesso e Banrisul.

Após milhares de denúncias de aposentados e pensionistas, o Instituto de Defesa Coletiva levou ao conhecimento do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, órgão ligado a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), queixas em relação a anormalidades na concessão de empréstimo consignado e vazamento de dados.

Segundo informações divulgadas pela Senacon, por meio de nota, está sendo investigada a possibilidade de que instituições financeiras estejam através do vazamento de dados dos aposentados e pensionistas vinculados ao INSS, realizando abordagens telefônicas abusivas para que idosos adquiram cartões de crédito ou empréstimos. O que pode levar o consumidor a uma dívida.

A notificação da possível irregularidade cometida por essas instituições foi levada ao Banco Central do Brasil, o Ministério da Justiça, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público Federal, o Ministério da Economia e a Procuradoria Geral da República.

(com supervisão de Patrícia Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar