Entre polêmicas e magia, Maradona comemora 60 anos nesta sexta (30)

Craque argentino é marcado por grandes atuações e conquistas

Nesta sexta-feira (30), os amantes do futebol, em especial os argentinos, param para comemorar mais um ano de vida de Diego Armando Maradona. Jogadores e clubes dedicaram um tempo para parabenizar um dos maiores jogadores da história do futebol.

Para as pessoas que são apaixonadas pelo esporte o mês de outubro é um prato cheio. Na última sexta (23), foi o aniversário de Pele. Os craques por muitos anos travaram uma batalha entre brasileiros e argentinos para saber quem seria o maior da história. Se para os brasileiros Pelé é Rei, para os argentinos Maradona seria um “Deus”.

Maradona viveu o grande momento da carreira jogando pelo Napoli, da Itália, onde ficou por sete anos e fez 199 gols em 259 jogos, além de ganhar títulos importantes. Nessa época, o craque viveu seu melhor ano, 1986. No período, ele venceu a Copa do Mundo, foi eleito o melhor jogador da competição e de quebra ainda foi o Melhor do Mundo.

Apesar da carreira vitoriosa, Maradona também ficou marcado por polêmicas. A mais grave de todas, na Copa de 1994, quando o jogador foi pego no exame antidoping e isso fez com que sua carreira acabasse antes do esperado.

“A mão de Deus”

Sem pestanejar, o jogo válido pelas quartas de finais da Copa do Mundo de 1986 é o mais memorável da carreira de Diego. Se você pesquisar na internet, “lances Maradona”, sem dúvidas duas jogadas deste jogo vão aparecer. No jogo entre Argentina e Inglaterra, com vitória dos sul-americanos por 2 a 1, Maradona fez um famoso gol em que ele recebe no meio-campo e dribla todo o time inglês. Porém, esse foi o segundo gol do argentino. O primeiro se trata do famoso episódio da “Mão de Deus”. Após uma bola sobrar na área, e ele ver que não alcançaria de cabeça, Maradona empurra com a mão a bola para o gol. Em uma entrevista pós-jogo, ao ser perguntado sobre o lance ele respondeu: “Marquei um pouco com a cabeça e um pouco com a mão de Deus”.

Pesquisar