Famílias do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha são beneficiadas com hortas circulares

O modelo utiliza água da chuva para irrigação

Desenvolvido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) um projeto de implementação de hortas circulares vem ajudando tanto na alimentação quanto colaborando para que algumas famílias do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha tenham uma renda extra.

Implementada em 2009, inicialmente a ideia principal era que os funcionários de cinco campos se alimentassem do que era produzido na horta. Logo depois veio a ideia de captar e usar para a irrigação a água da chuva. Com isso o projeto foi crescendo e atingindo mais municípios mineiros.

Polyanna de Oliveira, pesquisadora da Epamig explicou que as necessidades das famílias das regiões colaboraram para que o projeto crescesse. “As famílias da região que possuem hortas circulares implementadas utilizam a produção para consumo próprio e vendem o excedente. Em um mês, uma horta média consegue alimentar facilmente uma família de cinco pessoas”, avaliou.

O formato circular das hortas foi escolhido em função das curvas de nível que permitem que a água de mantenha na horta. Uma outra vantagem é a redução do deslocamento dos trabalhadores.

Pesquisar