Em época de streaming e download, proximidade do rádio com ouvinte é o diferencial que torna o veículo forte

Análise considera o futuro das rádios com seguimento musical com o cenário das plataformas de streamings e downloads

Pesquisas apontam que apesar dos questionamentos levantados em relação a continuidade das rádios com foco musical nos dias atuais, a ideia de companheirismo, de um apresentador e de poder se comunicar com uma pessoa se torna o diferencial do veículo. Desta forma, apesar de cada vez mais pessoas consumirem música em aplicativos fazendo download ou plataformas de streaming musical, elas continuam no rádio.

O professor do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Luan Chagas, destaca que ocorreram diversas mudanças e desenvolvimentos tecnológicos de plataformas onde se escuta rádio e música. Porém, “o rádio ainda continua sendo a principal plataforma de acesso à música no Brasil”.

Um dos fatores é que principalmente em municípios localizados no interior, o rádio ainda é o principal meio de comunicação. Além disso, quem teve contato com o rádio desde pequeno, tende a manter essa conexão por anos.

(com supervisão de Patrícia Marques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar