Presidente do Sebrae explica impactos do coronavírus para futuro de empresas

Carlos Melles afirma que serviços de venda on-line e delivery devem crescer ainda mais

Em entrevista concedida ao jornal Folha de São Paulo, o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles, comentou sobre os impactos da atual situação vivenciada em algumas empresas.

Para Melles, o atual momento vai trazer mudanças que serão estendidas, mesmo depois da passagem desta pandemia. O presidente do Sebrae explicou que essa crise deve impulsionar ainda mais serviços que já vinham em ascensão como vendas on-line,  delivery e o uso do WhatsApp como meio de interagir com os clientes.

Segundo o presidente, para sobreviver todos têm que estar conectados. “Empresas que já investem em plataformas online e de entrega se adaptaram rapidamente e até aumentaram as vendas”, disse.

Para que um empreendedor consiga sobreviver num momento como esse, Carlos Melles traça como estratégias, o planejamento e a forma de negociar. Segundo ele, inicialmente deve se fazer uma avaliação de como a organização vai seguir operando e depois disso, fazer um levantamento para  saber quais gastos podem ser reduzidos.

Outra questão importante que foi abordada na entrevista é sobre a demissão de funcionários. “Apesar da queda no faturamento, a demissão não precisa ser a primeira alternativa. Antes de demitir é melhor considerar saídas como a interrupção do contrato, autorizada por medida provisória, a concessão de férias coletivas, a antecipação de férias, o teletrabalho ou até mesmo a redução salarial”, afirma Melles.

Visando colaborar com os empreendedores neste momento, o Sebrae vai destinar 50% de sua arrecadação ao Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresa (Fampe). O objetivo é que esse dinheiro sirva como garantia para que empreendedores possam realizar solicitação de crédito nos bancos.

Pesquisar