Iniciativa conta com dados confiáveis de vários institutos como Kantar Ibope Media, Edison Research, Deloitte, XP Investimentos, entre outros
Durante o evento Mercado em Sintonia, realizado em São Paulo no Dia do Rádio (25, quarta-feira passada), a ABERT disponibilizou um relatório extenso para auxiliar as emissoras de todo o Brasil na defesa comercial do meio. O estudo, organizado pelo professor Fernando Morgado, reune dados de institutos como Kantar Ibope Media, Edison Research, Deloitte e XP Investimentos, com vários cenários que destacam a relevância do meio rádio no Brasil e também em outros locais do mundo.
O relatório, que é de uso livre por parte de todas as emissoras do país (inclusive as não associadas da ABERT), começa respondendo a pergunta “Por que investir no Rádio?”. Além da análise de Morgado, o estudo reune uma série de cenários que mostram a relevância do meio perante a população e confronta o rádio com outras plataformas de comunicação, inclusive as digitais.
Pontos fortes como a credibilidade do meio (analisado pela XP Investimentos), a presença do rádio (seja do receptor ou de outros dispositivos que disponibilizam o conteúdo de emissoras, como o celular), tempo de consumo, alcance semanal em vários países (incluindo o Brasil), perfil dos ouvintes, curvas de audiência e composição dos conteúdos de interesse dos ouvintes (música, notícias, etc) são pontos analisados e reunidos no relatório.
O meio que se adapta
Outro destaque é o avanço do rádio em outros equipamentos. O tradicional receptor FM/AM segue como principal fonte de consumo das emissoras por parte dos ouvintes, correspondendo 84% segundo o Kantar Ibope Media. Porém, o relatório também observa a evolução do alcance do rádio em outros dispositivos, como computadores e celulares.
O relatório compara essa evolução em cinco anos (abr/2019 a jun/2019 vs. abr/2014 a Jun/2014), que mostra o poder de adaptação do rádio: o alcance do rádio aumentou 280% em outros equipamentos neste período, seguido de um avanço de 275% no computador e 99% em celulares.
Por: Tudo Rádio