Reta final de 2019 é agitada em vários dials FMs devido a mudanças em redes e projetos locais

Como já era esperado, a reta final de 2019 tem sido movimentada em vários mercados, com mudanças em estações já existentes ou estreias de novos projetos no dial FM. As redes lideradas pelas rádios Transamérica FM 100.1 de São Paulo e Clube FM 105.5 de Brasília tem influenciado em boa parte das alterações acompanhadas pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com nesses últimos dias do ano.

De ontem (30) para hoje (31), foram registradas várias alterações relacionada à afiliadas da Rede Transamérica, devido ao encerramento das operações da portadora Hits (popular/hits) da marca, que é aguardado para esta terça-feira (31). Na segunda-feira desta semana as afiliadas Transamérica FM 100.1 de Barretos (SP), Transamérica FM 102.3 de Lorena (Vale do Paraíba, interior paulista) e Transamérica FM 92.5 de Santa Bárbara (MG) adotaram o novo formato jovem/adulto-contemporâneo da rede paulista.

Outra afiliada que passou a adotar o novo formato foi a Transamérica FM 90.9 de Cachoeiro de Itapemirim (ES), ampliando assim o número de FMs ligadas ao formato jovem/adulto-contemporâneo antes mesmo da virada de ano.

Outras, como a Transamérica Hits FM 88.9 de Bastos (região de Tupã, no interior paulista) e Transamérica Hits FM 102.7 de Cardoso (região de Votuporanga, também no interior de São Paulo), devem migrar para projetos locais próprios, dentro do formato popular/hits. A FM de Bastos passará a operar como Mega Hits 88 FM 88.9 e a de Cardoso retoma o seu nome original, que é Rádio Alvorada.

A expectativa é de que as demais afiliadas que ainda estão como Hits definam as suas trajetórias após a virada de ano, sendo que algumas delas já estão atuando de forma local. A Transamérica Hits FM 107.5 de Medeiros (região da Serra da Canastra, oeste mineiro) já veicula chamadas de expectativa para a chegada da rede Clube FM ao canal.

As afiliadas baianas da Transamérica Hits ligadas ao Grupo Lomes de Comunicação estão deixando a rede para manter o perfil popular em suas operações. Feira de Santana (99.5 FM) e Cruz das Almas (93.7 FM), por exemplo, estão sem nome fantasia definidos. As estações devem apresentar novidades já nos próximos dias.

No Espírito Santo, a SIM FM 105.3 (popular/hits) retornou ao dial FM de Santa Teresa, quanto no Mato Grosso a 98.7 FM de Castanheiras deixou a Transamérica Hits e passou a adotar uma grade de expectativa para uma nova FM (está em negociação avançada com a Massa FM). Já a FM de Itapagipe (Triângulo Mineiro) deve retomar a operação como ITANews FM 90.3 (popular/hits).

A Clube FM é outro projeto de rede que tem movimentado o dial. Além das inaugurações recentes das emissoras Clube FM 89.1 de Paulicéia (conhecida como Alta Paulista) e Clube FM 90.1 de Pirassununga, a marca conta com expectativas em Maringá (PR), Itapetininga (SP), Divino (MG) e Medeiros (MG).

E, conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, a rede Rádio Mix FM 106.3 de São Paulo também contou com estreias nos últimos dias. A marca chegou a Laguna e Lages (ambas cidades de Santa Catarina) na semana passada.

Locais

E não foram apenas as redes que movimentaram o dial FM nesta reta final de 2019. Ontem (30) o tudoradio.com registrou o inicio das atividades de expectativa da Encontro das Águas FM 97.7 em Manaus (AM). Antes, na semana anterior, o mercado viu a chegada da Rádio V FM 102.9 no interior catarinense.

A migração AM-FM também movimentou o mercado no final de 2019, com estreias em vários dials do interior do país. A lista completa de migrantes ativas no FM pode ser conferida aqui.

Todas essas mudanças são detalhadas diariamente pelo Mapa da Atualização do tudoradio.com, serviço que seguirá de plantão nos próximos dias para acompanhar as alterações nos dials que estão previstas para as próximas horas.

Por Tudo Rádio

Pesquisar