Surto de coronavírus impacta economia uberabense

Um dos setores que pode ser atingido é o agronegócio

Alguns setores da economia do município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, estão sendo prejudicados pela epidemia de coronavírus na China e pelo impacto que isso trouxe para as cadeias de produção. O setor do agronegócio é um dos que foram atingidos.

Produtos para comércio e matérias utilizados como aditivos de fertilizantes são exemplos de itens que vem do país asiático e não estão sendo entregues e a expetativa é que enquanto o surto não for controlado, isso não deve mudar. “A expectativa, em curto prazo, é que quase 10% do volume total que a China produz não vai ser entregue nos próximos meses“, afirmou o professor de comércio exterior Leandro Oliveira.

Para ele, na região do Triângulo Mineiro, o setor do agronegócio deve ser o que vai sofrer mais com esses problemas. “É esperado, até meados de julho deste ano, que algumas perspectivas sejam traçadas para a solução desse grande problema”, avaliou.

Eliane Badan, sócia-proprietária de uma empresa de aditivos de fertilizantes explicou que teve aumento em seus gastos, pois seus fornecedores não receberam a matéria-prima vinda da China. Além disso ela ainda comentou que perdeu vendas pelo atraso da chegada do material.

Pesquisar