Câmara de Vereadores de Manhuaçu lança Projeto Escola do Legislativo

A Câmara de Vereadores de Manhuaçu lançou, na noite desta quinta-feira, 07/11, o Projeto Escola do Legislativo.

O evento foi aberto pelo Presidente João Gonçalves Linhares Júnior “Inspetor Juninho Linhares”, e contou com a presença dos vereadores, do Prefeito Renato César Von Randow e do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo Andrade, que palestrou sobre “Gestão Pública, órgãos de controle e participação popular”, abordando a ótica da importância da participação popular na fiscalização da aplicação do dinheiro público.

Também participaram a Diretora da Superintendência Regional de Ensino, Vitória Magalhães; a Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário; os Prefeitos de Simonésia, Laerte Augusto; de Durandé, José Elias e São João do Manhuaçu, Sérgio Camilo, além de vereadores de cidades da região, estudantes, professores, lideranças comunitárias, associações, políticos, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.

O Hino de Manhuaçu foi cantado por alunos da Escola Municipal Eni Alves Nogueira e a Fanfarra da Escola Municipal de Vilanova também se apresentou.

Em seguida aconteceram as assinaturas entre o convênio envolvendo a Escola do Legislativo com a Prefeitura de Manhuaçu / Secretaria De Educação; Superintendência Regional de Ensino; Cem/Unopar; Faculdades Doctum e UNIFACIG.

Antes da palestra, o homenageado Durval Ângelo recebeu o certificado e a Medalha do Mérito Legislativo.

OBJETIVO

O objetivo do projeto é desenvolver processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária.

“Este é mais um sonho que estamos realizando nesta gestão 2019/2020. A Escola do Legislativo irá orientar os jovens e a população de uma forma em geral sobre funcionamento e a importância da Câmara, além de diversas outras benfeitorias para a comunidade. Estamos muito felizes pelo ponta pé inicial que estamos dando num projeto que visa alavancar o conhecimento e a educação”, salientou o Presidente Juninho Linhares.

A Escola do Legislativo busca formação interna capacitando Servidores e Colaboradores e Capacitação de Agentes Políticos. Na formação externa, tem como objetivos Visite a Câmara (visita assistida, com a finalidade de se conhecer a história política do Município); realização de seminários, audiências públicas, cursos de formação, exposições e festivais; Parlamento Jovens (alunos do ensino médio) e Câmara Mirim (alunos do 7º ao 9º anos do Ensino Fundamental II).

O projeto pedagógico consta de Programa de Capacitação Profissional; Programa de Capacitação de Agentes Políticos; Programa de Aproximação do Legislativo com Ensinos Fundamental e Médio; Programa de Aproximação do Legislativo com a Comunidade em Geral e Programa de Parceria da Câmara Municipal de Manhuaçu com o Ensino Superior.

Os objetivos ainda para este ano são: Firmar as parcerias com as instituições conveniadas; Eleger a primeira Câmara Mirim com mandato 2019/2020; Implantar o parlamento jovem; Implantar o visite a Câmara e realizar um curso voltado a lideranças comunitárias.

Assessoria de Comunicação Câmara Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar