Celebração eleva Igreja São José à paróquia em Manhuaçu

A igreja São José, localizada no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, foi elevada paróquia na tarde deste domingo, 18/07, em celebração, às 15h00, presidida por Dom Emanuel Messias, bispo diocesano. A cerimônia foi acompanhada por sacerdotes, padres da Diocese de Caratinga, Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, e comunidade presente.

A missa de elevação de paróquia foi repleta de ritos que fizeram dela uma celebração diferenciada. Inicialmente, houve a leitura do Decreto de Criação da Paróquia, documento que declara que a partir daquele momento a igreja seria uma paróquia. Outro momento foi a leitura da Nomeação de Pároco, documento que deu ao Pe. Willis de Oliveira Gama, (sacerdote diocesano), natural de Pocrane-Mg, a posse de pároco da nova paróquia. Diante da comunidade, Pe. Willis fez sua profissão de fé, bem como o juramento, e recebeu as chaves da igreja, sinalizando a vida e o coração de cada membro da comunidade.

O bispo de Caratinga, Dom Emanuel Messias, ressaltou em sua homilia, que a Igreja Católica vive o seu ano dedicado a São José e que o momento muito representa. Ele citou a grandiosidade da cidade de Manhuaçu e a necessidade de uma nova paróquia para que o trabalho missionário seja ainda mais fortalecido.

Em suas palavras, Pe. Willis destacou seu compromisso sacerdotal e fez agradecimento aos locais onde já atuou, ao bispo diocesano, a comunidade Paroquial São José, a Paróquia São Lourenço, bem como aos Missionários Sacramentinos, aos seus familiares, e encerrou defendendo a caridade, direito à vida e a morte digna, a luz de Cristo e os Sacramentos.

A nova paróquia passa a contemplar 04 comunidades urbanas: Divino Espírito Santo, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São José, e 13 rurais: Bom Jesus, Imaculada Conceição, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Esperança, Nossa Senhora das Dores, São Geraldo, São João Batista, São José – Córrego Palmital, São José – Córrego da Raiz, São Pedro, São Sebastião – Córrego São Sebastião, São Sebastião – Manhuaçuzinho, São Sebastião da Taquara Preta, totalizando 17 igrejas, contando com a Matriz. Tendo por limites a Paróquia São Lourenço, em Manhuaçu; a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Vila Nova; a Paróquia do Bom Jesus, em Manhumirim; e a Paróquia São Luis Gonzaga, em Luisburgo.

Redação do Tribuna do Leste – imagens Diocese de Caratinga

Postado originalmente por: Manhuaçu News

%d blogueiros gostam disto: