Coronavírus: Durante coletiva, prefeita e secretária de saúde falam da situação em Manhuaçu

Para manter a população bem informada sobre o conoravírus e medidas que estão sendo adotadas no município, a prefeita Cici Magalhães juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, Karina Gama e o infectologista, Dr. Thiago Heringer convocaram uma coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 19/03. O objetivo foi passar informações sobre a situação do coronavírus. Os casos registrados até o momento estão sob investigação, além de estarem sendo acompanhados por parte da Vigilância em Saúde e, sendo orientados a permanecerem em casa.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karina Gama, a elevação do número de casos suspeitos levou o município a tomar medidas emergenciais para evitar aglomerado de pessoas, sobretudo, em bares, restaurantes, academias, festas públicas e privadas. A partir de hoje (19) ficam também suspensos Alvarás Sanitários e auditórios públicos pelo período de 90 dias. Destacou também outros procedimentos que serão adotados, com o surgimento de novos casos suspeitos. “Temos uma estrutura frágil na saúde pública, mas é melhor pecarmos pelo excesso de zelo, do que ficarmos sem nenhum preparo para receber esses pacientes”, detalha. A Secretária de Saúde esclareceu também acerca das coletas realizadas em pessoas sob investigação e, a demora para divulgar os resultados. Explica que a Fundação Ezequiel Dias (FUNED), é a responsável a realizar os exames e encaminhar para o município.

“ A Administração de Manhuaçu tem feito todos os esforços para conter a circulação do vírus e atuado para enfrentar o coronavírus. Ressaltamos que a demanda e prioridade das análises tem sido muito grande em toda Minas Gerais, portanto pedimos a compreensão da comunidade de Manhuaçu. Ao mesmo tempo, independente de resultados, é preciso adotar as medidas preventivas divulgadas amplamente pela Secretaria de Saúde. Os resultados chegando, vamos divulgar”, explica Dra. Karina Gama.

O infectologista, Dr. Thiago Heringer disse que, ainda não há a necessidade de alarme junto à população, mas, os órgãos de saúde estão focados para orientar as pessoas a permanecerem em casa. Ele conta que todos os esforços estão acontecendo, a fim de evitar que a pandemia avance principalmente no município. “Lógico que precisamos nos preparar diante de tudo o que está ocorrendo. Uma estrutura está sendo preparada no Hospital Cesar Leite e Hospital Municipal, para atender a nossa demanda”, salienta Dr. Thiago Heringer.

Segundo a prefeita Cici Magalhães decisões estão sendo tomadas, seguindo protocolos do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado e o Plano de Contingência. A Chefe do Executivo disse ainda que, o momento exige muito cuidado e compreensão por parte da população. Já foi determinado através de Decretos a suspensão de atividades públicas, serviços à coletividade, além de academias, bares a reduzirem mesas e, assim evitar que a doença se espalhe. Outra decisão tomada refere-se a funcionamento do terminal rodoviário inspecionado, feira livre suspensa e monitoramento será realizado. Haverá também redução do horário de funcionamento do Paço Municipal. “Fiscais do PROCON estão nas ruas para evitar majoração dos produtos, principalmente o álcool-gel. Precisamos da participação e entendimento de todos. Pessoas idosas fiquem em casa, para evitar coronovírus. Também adquirimos equipamentos para atender os casos suspeitos”, ressalta Cici Magalhães.

Assessoria de Comunicação da SMS Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: