Coronavírus: Manhuaçu decreta estado de alerta local em saúde pública

Sensibilizada com a luta contra o novo Coronavírus COVID-19, a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, decreta estado de “alerta” local logo após o decreto de situação de emergência em saúde pública determinado pelo Estado e pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o documento, o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus COVID-19, elaborado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, datado de fevereiro de 2020, estabelece o nível de “alerta” para resposta às ameaças atuais representadas pelo COVID-19.

Toda medida adotada pelo poder público diante do quadro atual de infecções pelo COVID-19 deve ser proporcional e restrita aos riscos vigentes. O nível de resposta de “alerta” corresponde a uma situação em que o risco de introdução do SARS-COV-2 seja elevado.

O decreto abrange toda a extensão do Município de Manhuaçu. A Secretaria de Saúde, em consonância com o Plano de Contingência Nacional, será responsável por instalar um comitê gestor para monitoramento da emergência em saúde pública declarada pelo governo de Minas Gerais.
Além disso, dentre outras atribuições, o comitê gestor deverá manter a população informada por meio de boletim epidemiológico municipal, diariamente, nas mídias locais e redes sociais; reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19).

O decreto vigerá pelo prazo de 90 (noventa) dias a contar de sua publicação, podendo ser prorrogado por ato de mesma natureza da Prefeita Municipal, seguindo recomendação da Secretária Municipal de Saúde

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: