Covid-19: Comitê decide incluir Manhuaçu no programa “Minas Consciente”

Em reunião no Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (8), integrantes do comitê de enfrentamento ao Covid-19 decidiram incluir Manhuaçu no programa “Minas Consciente”, do Governo do Estado. Trata-se de uma série de estudos e critérios, principalmente sobre o funcionamento do comércio, que o município irá seguir a partir da próxima semana.

Manhuaçu compõe a macroregião Leste do Sul. Atualmente, encontra-se na onda branca, uma espécie de referência, que leva em condideração parâmetros técnicos realizados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde. O documento prevê uma série de normas a serem seguidas pelos comércios abertos e o fechamento de outros, de acordo com a situação de controle da pandemia em que se encontra cada município.

“Nosso objetivo é proteger o cidadão manhuaçuense. Os integrantes do Comitê, de forma geral, entende a situação do comércio local, mas tomou a decisão de salvar vidas com a inclusão de Manhuaçu no programa “Minas Consciente”, comentou a secretária de Saúde, Karina Gama.

O programa está resumido em um documento que contém 48 páginas, em que descrimina os comércios que podem abrir plenamente, funcionar com restrições ou devem permanecer fechados, de acordo com a onda em que o município está encaixado.

As ondas podem sofrer alterações ao longo do programa, dada a necessidade econômica, impactos da cadeia produtiva e, principalmente, a realidade vivida na pandemia e no sistema de saúde da região. Para informações atualizadas, interessados devem acessar o site da Secretaria de Estado de Saúde: www.saude.mg.gov.br.

Vale destacar que desde o início da pandemia, o Comitê baseia suas decisões em medidas e decretos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, além de recomendações do Ministério Público e da Procuradoria da República. “Estamos discutindo todas as decisões com o Comitê. Assim como foi hoje, todas as outras medidas foram tomadas baseadas naquilo que entendíamos como mais correto para o município”, analisou a prefeita Cici Magalhães.

Integram o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 representantes das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, CDL, ACIAM, OAB, Prefeitura, HCL, Instituições de Ensino, SRE dentre outros. “São aproximadamente 30 segmentos que participam do Comitê. Sem dúvida, essa decisão trará uma série de benefícios para a população”, reforçou Lidiane Kohler, que representa as instituições de ensino particulares de Manhuaçu no Comitê.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: