Prefeitura de Manhuaçu lança programa “Orçamento Participativo Digital”

Um dos principais planos de governo da atual administração da Prefeitura de Manhuaçu, e que é um compromisso histórico da prefeita Maria Imaculada, está sendo lançado essa semana e algumas ações já estão sendo realizadas. Trata-se do programa “Orçamento Participativo Digital” que tem como principal objetivo o engajamento da população no apontamento das demandas de investimentos em obras públicas.

A diretriz da prefeita Maria Imaculada é envolver todas as pastas e autarquias na construção democrática do orçamento. A senhora prefeita incumbiu a Secretaria Municipal de Planejamento de realizar a articulação de todo o governo no firme propósito de envolver toda a população. “É a voz da população para a gestão pública. Nós estaremos disponibilizamos ainda no mês de abril um link com dois objetivos centrais. O primeiro deles é que o cidadão vai ter acesso a um formulário onde ele vai preencher indicando as demandas de obras na sua comunidade e assim apresentar propostas de melhoria para a cidade. Outro ponto é a abertura para reuniões setoriais onde a proposta é ouvir as associações de moradores, entidades de classe e demais segmentos da sociedade, a fim de construir o orçamento de forma coletiva” – destacou Roberto Fully, secretário de Planejamento.

A construção desse modelo de gestão já começou. Como ato inicial da proposta da participação popular na construção dos projetos de investimento, a primeira reunião virtual contou com a participação da diretoria do COAMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, através da presidente Marinês Bragança, da secretária do conselho e presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Eva Lúcia Juvenato Fernandes, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santana, Alcino Ferreira  (Ponte da Aldeia), , Cleber Benfica, presidente da Câmara Municipal, além do procurador-geral do município Dr. Ronaldo Garcia e da Secretária de Gabinete Soraia Cicarini. Ato contínuo a equipe de gestão do programa também se reuniu com o Vereador Alan do Alaor, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da Câmara Municipal.

O programa “Orçamento Participativo Digital” vai ser divido em ciclos. A primeira etapa, já agendada para o dia 18 de abril às 09:00 da manhã, irá promover uma reunião virtual com todas as associações de moradores de bairros e distritos que estão vinculados ao COAMA. “A partir desse encontro vamos ouvir as demandas das associações e ao mesmo tempo lançar na página oficial do município um link onde vai constar o formulário para que a população de uma maneira geral possa enviar suas sugestões de obras” – explicou Roberto Fully.

A segunda etapa do programa vai ser de classificação das demandas, levantamento de valores e por fim, na última etapa, será o momento de priorizar com a população o que deve ser feito de acordo com a capacidade orçamentária do município. “Nossa programação é para que o primeiro ciclo seja concluído até o dia 05 de maio, o segundo ciclo está sendo projetado para o mês de junho e o terceiro ciclo para o mês de agosto” – finalizou o secretário de Planejamento.

De acordo com a prefeita Maria Imaculada Dutra essas ações vão garantir que os investimentos sejam feitos em obras que atenderão à coletividade. “Cada morador do município conhece bem a sua região e os principais anseios das comunidades ondem moram. Esse projeto eu divulguei no meu plano de governo e agora está se tornando realidade. Com a participação popular eu tenho certeza que vamos construir uma cidade melhor onde a coletividade vai sair ganhando e o cidadão e a cidadã Manhuaçuense finalmente vai ter vez e voz” – comemorou.

Cada momento do programa “Orçamento Participativo Digital” vai ter ampla divulgação para que toda a sociedade esteja inteirada das ações.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu



Postado originalmente por: Manhuaçu News

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: