Prefeitura inicia esterilização de cães e gatos nesta quinta-feira

A Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Saúde e Clínica Municipal Bem-Estar Animal, coloca em prática pela primeira vez e, em larga escala, o projeto de castração de animais. Serão esterilizados cães e gatos, que vivem em situação de rua em Manhuaçu. Nessa primeira etapa, o atendimento será voltado somente para as fêmeas. A iniciativa conta também, com a parceria de grupos de proteção animal e protetores da cidade. A ação inicia nesta quinta-feira, dia 06/08, na Praça Cordovil Pinto Coelho, em frente ao Posto de Policiamento Comunitário.

Os animais que serão esterilizados, já foram previamente cadastrados por meio de um levantamento realizado nos bairros e distritos, pelos voluntários que atuam em defesa da causa animal.

O serviço será executado pela equipe castra móvel, da empresa prestadora do serviço ao município. Nessa primeira etapa, serão castrados cerca de 500 animais. De acordo com os protetores, muitos desses animais são vítimas de maus tratos, ou vivem em situação de vulnerabilidade.

O objetivo da castração é o controle populacional e, uma reivindicação antiga dos protetores dos animais. Serão castrados animais acima de 4 meses e peso acima de 1,5kg. Todas as etapas da castração serão acompanhadas pela equipe técnica do município, com a supervisão do veterinário da Secretaria Municipal de Saúde.

É importante a população compreenda que, o foco nesse momento é o controle populacional de cães e gatos. “Reduzindo o quantitativo de animais soltos nas ruas, certamente vamos prover mais saúde à população manhuaçuense. Os animais a serem atendidos, já foram catalogados pelos protetores de animais da cidade”, lembra o coordenador da Clínica Municipal, Rafael Rolim.

Assessoria de Comunicação SMS Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar