Procon Manhuaçu orienta sobre compras na Black Friday

Com tanta facilidade e variedade de lojas, é preciso cautela antes de realizar a compra para evitar problemas futuros

Faltam poucos dias para a realização da Black Friday Brasil, uma campanha anual de vendas on-line que oferece descontos nos estabelecimentos credenciados.

Valores mais baixos, facilidade em pesquisar os preços dos produtos em diferentes lojas e comodidade são alguns dos motivos pelos quais os consumidores optam pelas “lojas virtuais”, mas é preciso atenção na hora da compra para evitar prejuízos com fraudadores e outros problemas.

De acordo com o coordenador-geral do Procon Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a principal dica para quem está pensando em comprar algo é pesquisar desde já os preços dos produtos em diferentes lojas virtuais participantes da campanha e até mesmo em lojas físicas para verificar se o produto ofertado tem, de fato, uma redução no preço”.

Alex Barbosa alerta, ainda, sobre fraudes no comércio eletrônico. “Outra dica importante é a fraude muito comum no universo de quem é adepto das compras virtuais que está relacionada à clonagem de sites, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Os fraudadores capturam os dados do cartão de crédito, números dos documentos e senhas do consumidor no momento em que ele pensa estar realizando a sua compra. Por isso, orientamos o consumidor a pesquisar as lojas credenciadas no site www.blackfriday.com.br e observar o nome e o endereço do site, no link que aparece na barra do navegador, que pode ser parecido, mas não é igual ao da loja oficial. O consumidor também deve ter muita atenção nas compras realizadas pelo Instagram. Existem perfis falsos na rede social”, ressaltou.

DICAS IMPORTANTES

– Pesquise desde já, em diferentes lojas físicas e virtuais, os preços dos produtos que pretende adquirir durante a campanha;

– O consumidor que vai participar pela primeira vez da Black Friday precisa saber que nem todos os produtos à venda nos sites credenciados participam da promoção. Sendo assim, é preciso que os produtos com desconto estejam destacados e claramente identificados por meio do selo “Black Friday”;

– Nesse período de promoções muitas lojas promovem descontos. Cuidado! Busque referências sobre o site. Pesquise se existem muitas reclamações sobre a empresa nos órgãos de defesa do consumidor e/ou em sites de reclamações na internet e compre sempre em lojas com boa reputação;

– Desconfie dos sites que possuem como única forma de pagamento o depósito em conta corrente ou boleto bancário;

– Atenção com a segurança! Sites clonados e perfil de loja falsa no Instagram são as principais fraudes;

– Se o consumidor não conseguir realizar a compra devido a problemas no site, poderá reclamar. Também são questões passíveis de reclamação o descumprimento à oferta, a publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), a mudança de preço no momento da finalização da compra e a falta de informações claras sobre a empresa e o produto;

– Instale no seu computador pessoal programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados;

– Não faça as transações em computadores de uso público, garantindo a segurança dos seus dados pessoais e do cartão de crédito;

– Antes da compra, observe os procedimentos e recursos adotados para garantir a segurança da transação. A política de privacidade adotada pelo fornecedor deve ser clara e explícita, assegurando que os dados pessoais e de consumo não sejam divulgados sem o consentimento expresso do consumidor;

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, e-mail e telefone fixo). Caso ocorra algum problema, localizar a empresa será fundamental para a solução. Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro e denuncie, pois a disponibilização dessas informações é obrigatória;

– Procure informações sobre características, preços, valores de fretes, despesas adicionais, prazo de entrega ou execução, condições e formas de pagamento, antes de se decidir pela compra. Essas informações devem constar obrigatoriamente na página;

– Os sites devem deixar claros os meios adequados para que o consumidor exerça o direito de “arrependimento de compra”, que é o cancelamento no prazo de até sete dias;

– Ao confirmar a contratação, imprima ou guarde sob a forma eletrônica todos os documentos que atestem a relação comercial, como número da compra, confirmação do pedido, comprovante de pagamento, contrato ou anúncios;

– Exija a nota fiscal da mercadoria e guarde;

– A qualquer sinal de irregularidade, entre em contato com o fornecedor para registrar a ocorrência e tentar resolver o problema. Guarde os números de protocolo e os e-mails trocados com o fornecedor como garantia.

As reclamações podem ser registradas pessoalmente na sede do Procon Manhuaçu, na Rua Monsenhor Gonzalez, 745 – Centro, Manhuaçu/MG. É importante guardar a oferta anunciada, bem como a tentativa de compra, por meio das cópias das telas do anúncio e da transação.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

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