SAAE constrói nova adutora de captação e revitaliza ETA de Vilanova

saae2

saae3

saae4

saae5

<
>

O SAAE Manhuaçu deu início à construção de uma nova adutora para captação de água bruta no distrito de Realeza. A obra visa beneficiar Realeza e Vila Nova em relação ao abastecimento.

O novo sistema que resulta no aumento do fornecimento de água está sendo feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu, junto à Prefeita Cici Magalhães, que tem conhecimento dos benefícios que serão trazidos às duas localidades em questão.

Nova adutora em Realeza

A iniciativa para o começo dos trabalhos foi dada devido à diminuição dos poços que abastecem os distritos, que estavam com uma vazão bastante reduzida. De acordo com o Assessor Técnico, Márcio Bahia, o aumento da demanda de consumo foi um dos fatores que influenciou tal redução. “Diante da vazão baixa, tanto das águas superficiais e das águas subterrâneas, foi tomado como alternativa a construção de uma nova adutora para captação de água bruta, partindo de Realeza, em um córrego que corta o distrito. Com isso, criamos um sistema de captação para atender a demanda atual que fosse economicamente viável,” completa Márcio. O sistema todo consiste em captar, aduzir, e aumentar a capacidade de tratamento para levar ate a ETA (Estação de Tratamento de Água) de Vila Nova, além da construção de uma rede de distribuição para Realeza.

Para o diretor do SAAE, Luiz Carlos de Carvalho, a preocupação em estruturar tanto as elevatórias e estações de tratamento, é a mesma em comparação a otimização em maior escala no abastecimento em Manhuaçu e distritos. “Vila Nova e Realeza são os distritos com maior necessidade de melhora no fornecimento de água. Os trabalhos que estão sendo realizados são frutos de uma atenção que os moradores já aguardavam. Por isso, diante de vários estudos, o sistema de captação está sendo feito e já caminha para a fase final de sua conclusão,” conclui Luiz.

Vilanova

Junto à adutora de água, o SAAE aliou a obra de revitalização da ETA do distrito de Vila Nova. Os dois serviços foram iniciados juntos, visto que a água captada em Realeza será tratada em Vila Nova, e redistribuída novamente aos dois distritos em volume significativo.

Segundo o Assessor Técnico, Leonardo Cerqueira Hott, responsável pela reforma da ETA, estão sendo construído dois (2) mil metros de rede para adução, ao lado de dois (2) mil metros de rede de distribuição, trazendo assim, um novo sistema de tratamento de água. Além disso, a estação ganha:

• Novos equipamentos;

• Reforma no acabamento;

• Troca de laboratório;

• Troca de pisos e forros;

• Troca na parte elétrica;

• Bancadas e armários;

• Novo local para refeições dos funcionários;

• Novo floculador;

• Reativação e reforma do decantador;

• Novo filtro;

• Novo sistema de tratamento de água.

As obras, que já se encontram em execução, têm previsão de entrega ainda para o mês de Novembro.

Assessoria de Imprensa- SAAE Manhuaçu

Postado originalmente por: Manhuaçu News

Pesquisar