Apesar das chuvas intensas em março a conta de luz terá ‘bandeira amarela’

Os brasileiros terão que pagar R$1,34 para cada 100 quilowatts hora de energia elétrica em março. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estipulou a bandeira tarifária amarela para o período.

Segundo a agência, a medida foi necessária porque os principais reservatórios de hidrelétricas do Brasil ainda apresentam estoques reduzidos para esta época do ano. Essa situação ocorre porque o volume de chuvas foi muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro de 2020 e janeiro deste ano.

Essa situação torna a produção das hidrelétricas desfavorável o que pressiona os custos relacionados ao risco hidrológico. De acordo com a Aneel, a conciliação de baixa produção hidrelétrica com o preço da energia no mercado de curto prazo levou à caracterização do patamar amarelo para o acionamento das Bandeiras. Esse sistema foi criado para sinalizar o custo real da energia gerada.

A agência aconselha os consumidores a usarem a energia elétrica de forma consciente e sem desperdício, por causa da bandeira amarela. Entre das dicas de economia estão tomar banhos de até cinco minutos, não forrar a parte interna da geladeira, usar iluminação natural, separar as roupas para passar por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura, retirar os aparelhos da tomada quando possível.

O post Apesar das chuvas intensas em março a conta de luz terá ‘bandeira amarela’ apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Nova FM

Pesquisar