Prévia da inflação oficial do país tem a maior taxa para o mês nos últimos cinco anos

O aumento dos preços dos alimentos continua pressionando a inflação. Agora em novembro, a prévia da inflação oficial do país ficou em 0,81%, a maior taxa para o mês nos últimos cinco anos. As carnes, o arroz, a batata inglesa, o tomate e o óleo de soja foram os itens que mais subiram, enquanto o preço do leite longa vida desacelerou.

O IPCA-15,  Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, foi divulgado nesta terça-feira (24) pelo IBGE.

Comer fora de casa também contribuiu para a alta do IPCA-15 de novembro, principalmente em função da alta do item lanche. Já refeição fora de casa ficou um pouco mais barata do que em outubro.

Além do grupo de Alimentação e bebidas, todos os demais também subiram na prévia da inflação de novembro. Vale destacar o grupo Transportes, com a alta do preço dos combustíveis, e em especial da gasolina; e do automóvel novo. Já as passagens aéreas caíram mais de 30% em relação a outubro.

Em artigos de residência, o destaque foi para o aumento dos preços dos aparelhos de ar condicionado.

Em outubro, o IPCA-15 ficou em 0,94%. No ano, o índice acumula alta de 3,13% e nos últimos 12 meses de 4,22% . Em novembro de 2019, a prévia da inflação foi de 0,14%.

Supermercado na zona sul do Rio de Janeiro.
FOTO Tânia Rêgo – Agência Brasil

O post Prévia da inflação oficial do país tem a maior taxa para o mês nos últimos cinco anos apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Nova FM

Pesquisar