Anvisa autoriza testes de mais uma vacina contra a Covid-19 com voluntários em sete estados brasileiros

Mais uma vacina contra a Covid-19 vai ser testada no Brasil. A informação foi divulgada nesta terça-feira (18), após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para testes de fase 3.

O imunizante Ad26.COV2.S foi desenvolvido pela Janssen Pharmaceuticals, do grupo Johnson & Johnson, e vai testado em sete mil pessoas, com idade mínima de 18 anos, em sete estados. Sendo eles: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

A data para início dos testes ainda não foi informada pela Anvisa, pois aguarda aprovação no Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.

Quem participar do teste vai receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa) para servir de grupo controle. A ideia é que o estudo seja “duplo-cego”, ou seja, nem os participantes e nem os pesquisadores saberão quem recebeu cada substância.

Durante a fase 3, os pesquisadores testam a segurança e a eficácia da vacina. Para isso, contam com a participação de milhares de voluntários.

Vale lembrar que esta é a quarta vacina autorizada para testes no país. Além dela, o imunizante de Oxford, de origem inglesa, o da Sinovac, de procedência chinesa, e o da BioNTech/Pfizer, de origem americana e alemã, também foram permitidos.

A vacina da Johnson teve as primeiras etapas (1 e 2) concluídas em julho, nos Estados Unidos e na Bélgica.Conforme estudo publicado na revista científica “Nature”, macacos foram protegidos contra o novo coronavírus com apenas uma dose da vacina.

Pesquisar