Bolsão artificial de irrigação se rompe e atinge barragem na zona rural de Perdizes

Um bolsão artificial de irrigação acabou se rompendo em uma fazenda particular, na zona rural de Perdizes, no Alto Paranaíba, na madrugada do último domingo (31). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Por volta das 2h, a corporação foi acionada para atender a ocorrência na Fazenda Água Santa. A informação era de que a água que estava no reservatório da fazenda, que fica às margens da BR-452, havia escorrido para uma das barragens que tinham no local.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Além disso, os militares foram informados sobre a possibilidade da barragem não aguentar o peso da água e se romper. Desta forma, as rodovias, os moradores e propriedades próximas ao Ribeirão Santa Juliana poderiam ser atingidas.

Os bombeiros explicaram que o açude que se rompeu possuía capacidade de um milhão de metros cúbicos de água e a barragem que recebeu esse volume de água tinha a capacidade para 4 milhões de metros cúbicos. De acordo com a corporação, o nível de água na barragem subiu um metro após a chegada da água.

Para escoar esse volume de água e diminuir a pressão na estrutura, a porta dos vertedores da barragem foi aberta. Depois uma guarnição do Corpo de Bombeiros voltou ao local, ainda no domingo, com drones para verificar a área.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Nesta segunda-feira (1º), os militares explicaram que a regularização de barragens no Estado é realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e que, segundo o gestor da Fazenda Água Santa, a barragem está regular. Ainda conforme a fazenda, o local não tem risco de novos vazamentos e ninguém ficou ferido.

Anexos para downloads:

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: