Certifica Minas deverá ser ampliado em 2020

O programa Certifica Minas, coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), deverá ter visibilidade maior em 2020 e novas parcerias com o setor privado. A ação é realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).

O Certifica Minas visa melhorar a condição do produtor rural, sem deixar de levar em consideração a sustentabilidade. À agência Minas, o gerente de certificação do IMA, Rogério Fernandes, disse que pretende expandir o número de auditores. Além disso, ele destacou que nas primeiras certificações de frutas, os produtores beneficiados conquistaram novos mercados e agregaram valor às suas criações.

Só no ano passado, foram emitidas 1.123 certificações para o café, três para o algodão, 29 para produtos orgânicos, 91 para os queijos artesanais, 19 para vegetais sem agrotóxicos, além de nove para frutas e uma para o frango caipira.

Segundo o Governo de Minas, “o Certifica Minas está baseado em quatro pilares: melhoria do processo de gestão das atividades agropecuárias e agroindustriais; sustentabilidade econômica, social e ambiental; aumento da competitividade e geração de emprego e renda nos estabelecimentos que tenham produtos certificados”. Clique aqui para mais informações sobre o programa.

 

Pesquisar