Chuva e seca castigam cidades de Minas Gerais

Seis cidades decretaram situação de emergência em decorrência da chuva em Mina Gerais. Por outro lado, 147 sofrem com a seca.

Apesar de ser um dos municípios mais castigados pela seca, Ninheira, no Norte de Minas, também decretou situação de emergência por causa da chuva. A cidade é única da região a aparecer na lista. O decreto feito no dia 25 de outubro, termina em abril de 2020.

Devido a estiagem, a prefeitura do município decretou situação de emergência em maio. O prazo da medida encerra neste sábado (23).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esclareceu que as chuvas que iriam ocorrer no início deste mês, estão atrasadas por quase duas semanas. Além disso, mesmo que no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha tenham chovido nos últimos dias, não é o suficiente para diminuir a seca.

Pelo menos 34 municípios do Estado, sendo a maior parte na região Norte, estão realizando racionamento de água, segundo a Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa).

Ao contrário destas regiões, no Centro-Sul mineiro muitas tempestades foram registradas nas últimas semanas. Apesar do temporal, o Inmet explicou que as chuvas também atrasaram na região. Agora, provavelmente, vai ocorrer apenas pancadas de chuva no final da tarde, que são típicas da estação.

Pesquisar